CONCEPÇÃO DE UM DESTILADOR COM MATERIAIS ALTERNATIVOS: INTERFACE ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.

Wolmar Alipio Severo Filho, Ligia Vidal Oliveira, Angela Cristina Kroth, Ana Lucia Becker Rohlfes

Resumo


O presente trabalho é referente a um projeto que está sendo desenvolvido junto a Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, localizada em Santa Cruz do Sul, RS, durante as oficinas do PIBID do subprojeto de Química, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, oferecidas aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio. O objetivo da atividade é auxiliar os alunos que participam da oficina, em um projeto “Educar para a Sustentabilidade”, instituído pela CRE-Santa Cruz do Sul, Coordenadoria Regional de Educação, cujo evento acontecerá na escola no dia 16 de setembro de 2016. A atividade foi iniciada no mês de agosto, com a apresentação da proposta de construção de um destilador aos alunos, onde os mesmos começaram a pesquisar e discutir suas ideias construtivas. Na semana seguinte as bolsistas e os alunos trocaram ideias, organizando o planejamento do projeto. O projeto será desenvolvido da seguinte maneira: será confeccionado um destilador com objetos alternativos, utilizando-se uma lâmpada que substituirá o balão de fundo redondo que convencionalmente é utilizado em sistemas de destilação clássico, madeiras para suporte, tampa de refrigerante para evitar a saída de vapor da lâmpada, mangueira transparente para conectar ao condensador, que será constituído de um cano de antena de TV, adaptado a uma garrafa pet. Cola durepóxi será empregada para vedar o sistema, uma lamparina para aquecimento e um copo de extrato de tomate para coletar o destilado. Após será realizado um experimento, utilizando uma solução de água e sal de cozinha (NaCl), para evidenciar a existência de condutividade elétrica na solução. A condutividade investigada com a utilização de uma bateria formada também por materiais alternativos, entre os quais pilha de 9 V, lâmpada de led e fios de cobre. Ao ligar o circuito com a lâmpada, a pilha e os fios de cobre, onde as extremidades dos fios entram em contato com a solução salina, acenderá a lâmpada devido a condutividade elétrica inerente a uma solução eletrolítica. Posteriormente, esta solução será submetida ao processo de destilação, utilizando o equipamento descrito anteriormente. Ao final deste procedimento será repetida a técnica da condutividade elétrica, para verificar se o sal foi removido totalmente. Até o presente momento os alunos estão se mostrando motivados, sendo que trazem ideias de casa, pesquisam e propõem materiais que podem ser empregados. Com isso espera-se ter resultados satisfatórios no final da atividade. Observa-se, também, que no decorrer das oficinas, a realização de atividades experimentais, unindo a teoria com a prática, confere maior aproveitamento dentre os estudantes. Palavras chaves: ensino de química, matérias alternativos.

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