SISTEMA DE MONITORAMENTO DE ESTACIONAMENTOS UTILIZANDO DADOS DE GPS
Resumo
Com o crescimento populacional das últimas décadas, aliado à migração de pessoas do interior para as grandes e médias cidades, os problemas de mau planejamento das cidades começam a aparecer. Os principais, e que são vistos por primeiro, se relacionam à mobilidade urbana e trânsito. Como principais exemplos, pode-se citar a perda de qualidade e problemas para gerenciamento de transportes públicos, como ônibus e metrôs. Juntamente com eles, o trânsito em si, torna-se outro inimigo da população, com um considerável aumento no tráfego de veículos e nos congestionamentos. Com estes problemas acontecendo, tudo o que está ligado a eles também começa a se tornar problema para a população e, entre eles, destaca-se a dificuldade de se encontrar vagas de estacionamento livres e de se estacionar um veículo, seja em estacionamentos públicos ou privados, principalmente em locais com maior concentração de pessoas, como centro de cidades, áreas universitárias ou industriais. Mesmo em lugares privados, que possuem o controle de quem pode acessar o local, é possível de se encontrar problemas de falta de vagas para estacionar. Utilizando esta premissa de que encontrar uma vaga para estacionar está se tornando cada vez mais complicado, aliada ao aumento do uso de dispositivos móveis, e a partir da utilização dos dados do Global Positioning System (GPS), o presente trabalho apresenta uma ferramenta para dispositivos móveis, com o objetivo de monitorar estacionamentos e que busca detectar o momento em que uma pessoa estaciona o seu carro, tornando essa informação disponível para qualquer motorista que possua a aplicação, exibindo em um mapa qual é a área onde há a maior probabilidade de se encontrar uma vaga para estacionar o veículo. O trabalho possui uma metodologia exploratória na parte que se relaciona ao seu tema de estudo. Como não havia familiaridade, a analise de trabalhos relacionados tornou possível a avaliação de técnicas que são usadas e que podem ser úteis no decorrer do trabalho. Além disso, a pesquisa também se caracteriza como bibliográfica no que diz respeito à busca pelo estado da arte relacionado ao tema. Quanto aos procedimentos técnicos, o trabalho possui uma pesquisa experimental, pois é necessário que sejam feitos testes e validações do trabalho em ambiente real. A fase atual do trabalho encontra-se na finalização do projeto e início da implementação. Como resultados finais, espera-se obter dados qualitativos e quantitativos, pois o que a aplicação busca são informações de preenchimento de estacionamentos, como gráficos, curvas e mapas de calor, e a situação de cada um deles, permitindo, assim, ao usuário escolher o local que possua uma maior probabilidade de encontrar um lugar para estacionar seu veículo.
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