O FENÔMENO DA DETERGÊNCIA COMO PROPOSTA DE INSERÇÃO DA QUÍMICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Wellington Beling Camargo, Wolmar A Severo Filho, Caroline Machado, Ana Lúcia Becker Rohlfes

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido na 5ª série do ensino fundamental, da escola Menino Deus, bairro Menino Deus, no município de Santa Cruz do Sul/RS, dentro das atividades do projeto PIBID-Química/UNISC. Foram utilizados experimentos envolvendo detergentes. Estes produtos, cotidianamente, são empregados como agentes de limpeza doméstica, uma vez que possuem propriedades capazes de interagir com a água e com sujidades ao mesmo tempo. Nessa categoria incluem-se sabões, detergentes, xampus, entre outros domissanitários. A atividade prática teve como objetivo principal o reconhecimento do fenômeno fisico químico detergência, constatado através de experimentos envolvendo xampus detergentes misturados a óleos vegetais. Para tanto, foram realizadas três aulas, dentre as quais aulas expositivas/dialogadas sobre reações químicas e aulas experimentais, visando a melhor compreensão por parte dos alunos. Na primeira aula, demonstrou-se, através de experimentos, curiosidades sobre a água e sua propriedade de tensão superficial. Na segunda, foram demonstrados experimentos sobre os conceitos de densidade e imiscibilidade de líquidos, na qual evidenciou-se que a água tende a formar uma mistura heterogênea com o óleo e devido a diferença de densidades, a água fica na fase inferior e o óleo na fase superior. Na terceira aula os alunos executaram o seguinte experimento: em três tubos de ensaio, A, B e C, foi feitas as misturas: tubo de ensaio A: 15 gotas de água e 15 gotas de óleo; no tubo de ensaio B: 15 gotas de água, 15 gotas de óleo e 10 gotas de detergente; no tubo de ensaio C: 15 gotas de água, 15 gotas de óleo e 5 gotas de xampu. Cada tubo foi agitado vigorosamente e deixado em repouso. Os alunos observaram que tanto o xampu como o detergente se misturaram com a água, uma vez que a mistura heterogênea formou uma emulsão. Após a discussão das observações e conclusões, foi solicitado que dois alunos fossem à frente da classe para uma representação do efeito da ação de detergência. Um deles representou a molécula de “água” e outro o “óleo”, não existindo atração entre eles. O pibidiano interveio, representando a ação do “detergente” e estabeleceu a interação entre o “óleo” e a “água”, salientando que o detergente atuou como um agente de aproximação para a mistura de ambos os líquidos. Percebeu-se entre os alunos, no decorrer do experimento, um grande interesse evidenciado através dos inúmeros questionamentos, mostrando ser possível inserir a Química nas séries inicias do Ensino Fundamental com uma atividade experimental.

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