O FENÔMENO DA DETERGÊNCIA COMO PROPOSTA DE INSERÇÃO DA QUÍMICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Wellington Beling Camargo UNISC
  • Wolmar A Severo Filho UNISC
  • Caroline Machado UNISC
  • Ana Lúcia Becker Rohlfes UNISC

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido na 5ª série do ensino fundamental, da escola Menino Deus, bairro Menino Deus, no município de Santa Cruz do Sul/RS, dentro das atividades do projeto PIBID-Química/UNISC. Foram utilizados experimentos envolvendo detergentes. Estes produtos, cotidianamente, são empregados como agentes de limpeza doméstica, uma vez que possuem propriedades capazes de interagir com a água e com sujidades ao mesmo tempo. Nessa categoria incluem-se sabões, detergentes, xampus, entre outros domissanitários. A atividade prática teve como objetivo principal o reconhecimento do fenômeno fisico químico detergência, constatado através de experimentos envolvendo xampus detergentes misturados a óleos vegetais. Para tanto, foram realizadas três aulas, dentre as quais aulas expositivas/dialogadas sobre reações químicas e aulas experimentais, visando a melhor compreensão por parte dos alunos. Na primeira aula, demonstrou-se, através de experimentos, curiosidades sobre a água e sua propriedade de tensão superficial. Na segunda, foram demonstrados experimentos sobre os conceitos de densidade e imiscibilidade de líquidos, na qual evidenciou-se que a água tende a formar uma mistura heterogênea com o óleo e devido a diferença de densidades, a água fica na fase inferior e o óleo na fase superior. Na terceira aula os alunos executaram o seguinte experimento: em três tubos de ensaio, A, B e C, foi feitas as misturas: tubo de ensaio A: 15 gotas de água e 15 gotas de óleo; no tubo de ensaio B: 15 gotas de água, 15 gotas de óleo e 10 gotas de detergente; no tubo de ensaio C: 15 gotas de água, 15 gotas de óleo e 5 gotas de xampu. Cada tubo foi agitado vigorosamente e deixado em repouso. Os alunos observaram que tanto o xampu como o detergente se misturaram com a água, uma vez que a mistura heterogênea formou uma emulsão. Após a discussão das observações e conclusões, foi solicitado que dois alunos fossem à frente da classe para uma representação do efeito da ação de detergência. Um deles representou a molécula de “água” e outro o “óleo”, não existindo atração entre eles. O pibidiano interveio, representando a ação do “detergente” e estabeleceu a interação entre o “óleo” e a “água”, salientando que o detergente atuou como um agente de aproximação para a mistura de ambos os líquidos. Percebeu-se entre os alunos, no decorrer do experimento, um grande interesse evidenciado através dos inúmeros questionamentos, mostrando ser possível inserir a Química nas séries inicias do Ensino Fundamental com uma atividade experimental.

Biografia do Autor

  • Wellington Beling Camargo, UNISC
    UNISC
  • Wolmar A Severo Filho, UNISC
    UNISC
  • Caroline Machado, UNISC
    UNISC
  • Ana Lúcia Becker Rohlfes, UNISC
    UNISC

Publicado

2016-10-25

Edição

Seção

Ciências Exatas da Terra e Engenharias