ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO III: PRÁTICA DE AULAS COMPARTILHADAS DE INFORMÁTICA
Resumo
A informática torna-se cada vez mais relevante no meio educacional com o uso de ferramentas de aprendizagem que estimulam e facilitam a prática de atividades em sala de aula. Tão importante quanto trabalhar com o computador é a capacidade de desenvolver o Pensamento Computacional, que tanto auxilia na resolução de problemas diversos do cotidiano, através do raciocínio lógico. Na opinião de vários pesquisadores, este tema deveria ser trabalhado já na Educação Básica, para incentivar as capacidades cognitivas dos estudantes. Este resumo foi elaborado a partir do que foi vivenciado no Estágio Supervisionado em Computação III, no Curso de Licenciatura em Computação. Todas as atividades exigidas pelo estágio foram realizadas no Colégio Estadual Monte Alverne, localizado no interior do Município de Santa Cruz do Sul, com turmas do Ensino Médio, através de docência compartilhada e supervisionada. O estágio iniciou com reuniões no Colégio, com a direção e coordenação, reuniões com a professora da disciplina de Práticas Articuladoras em Computação III e com a professora orientadora de estágio. Como base teórica para o estágio foi utilizado o estudo de autores como Antônio Gramsci, Marise Ramos e autores que abordam o Pensamento Computacional. Também foram estudadas teorias que trabalham habilidades e competências educacionais. Aulas foram observadas e aulas foram ministradas no Laboratório de Informática do Colégio, com o acompanhamento do professor titular, nas quais foram desenvolvidas atividades diferenciadas na área da Computação, conforme planos de ensino previamente planejados. Paralelamente a isso, foi realizado diagnóstico do laboratório de informática e das turmas, registros fotográficos e relatos textuais sobre as aulas compartilhadas. O Estágio Supervisionado em Computação III foi muito importante para todos os envolvidos e mostrou que a disciplina de Computação é de extrema importância, pois contribui para o ensino e prática de diversas atividades que desenvolvem o poder cognitivo dos alunos. Este estágio possibilitou vivenciar a realidade de uma escola pública que ainda não possui a Computação como disciplina, além de ter sido uma experiência muito enriquecedora para o futura docência, possibilitando compartilhar conhecimentos adquiridos e comprovar o quão significativas são para o professor as descobertas que os alunos realizam a partir do que lhes é ensinado.
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