PREVISÕES FINANCEIRAS BUSCANDO ÍNDICE DE INADIMPLÊNCIA, FLOATING FINANCEIRO E TENDÊNCIA DE USO DE CARTÕES ALIMENTAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE DATA MINING

Rodrigo Reginatto Vasconcelos, Evandro Franzen

Resumo


Este estudo visa realizar uma análise do fluxo financeiro de uma empresa no ramo de cartões benefício, através da elaboração de uma ferramenta que possa auxiliar na visualização de dados e estatísticas financeiras, oportunizando aos diretores uma melhor tomada de decisão e controle financeiro. Diariamente, pode-se deparar com algumas dificuldades em momentos de tomada de decisão, por não possuir ou extrair do sistema atual conhecimentos vitais, como índice de inadimplência das empresas conveniadas, floating financeiro (retenção temporária de recursos entre as transações financeiras) e o padrão comportamental dos usuários dos cartões, para com seus benefícios. Hoje o sistema disponibiliza apenas relatórios estatísticos e estes, por sua vez, não conseguem projetar conhecimento através dos dados expostos nos mesmos. Se a empresa possui os dados, porque não os transformar em conhecimento e torná-los acessíveis para a diretoria e coordenadores da empresa, para que estes possam utilizá-las da melhor forma possível, visando assim o bem-estar da empresa? Com o auxílio de técnicas de mineração de dados e extração do conhecimento busca-se identificar padrões financeiros para que, através destes, se direcione os recursos financeiros para um melhor uso, vislumbrando um crescimento do lucro, seja em aplicações financeiras ou até mesmo repassando estes para um parceiro confiável. Pode-se, também, através destes padrões, optar pelos melhores índices entre as transações financeiras no momento em que se firmam parcerias com as empresas credenciadas, pois têm-se uma visão comportamental dos usuários e esta permitirá uma maior e mais confiável margem de negociação para o setor comercial. Outro ponto analisado foi o monitoramento da atividade de uso dos cartões por seus usuários, tentado prever dias e horários críticos para o sistema e, assim, poder implementar técnicas e métodos que auxiliem o sistema, de maneira a disponibilizar o maior e melhor recurso de hardware e software possível para estes momentos críticos do sistema, prevenindo falhas que muitas vezes geram desconforto e desconfiança aos usuários dos cartões. Ao final deste trabalho espera-se fornecer as técnicas necessárias e capazes de produzir informações de forma genérica e objetiva para que se tenha a possibilidade de integrar a qualquer área na organização, onde esta área esteja com necessidade de adquirir conhecimento sobre dados existentes, sempre prevendo uma excelência na gestão, uma melhor prestação de serviço aos clientes e um nivelamento financeiro entre diferentes tipos de estabelecimentos credenciados.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.