SIMULAÇÃO DA EVACUAÇÃO DE AMBIENTES ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM ADAPTADA DO MÉTODO DO ENXAME DE PARTÍCULAS.
Resumo
O crescimento populacional urbano ou mesmo a ocorrência de eventos festivos, como uma copa do mundo de futebol ou uma olimpíada, podem acarretar uma ocupação maior dos espaços públicos, podendo gerar aglomeração de pessoas eventual ou mesmo rotineira nos mesmos. De qualquer forma, é necessário garantir que tais espaços sejam ocupados de maneira segura para que, no caso de uma situação de emergência, seja possível evacuar os ocupantes com segurança. A evacuação de ambientes é um assunto complexo por envolver diversos fatores, como por exemplo, a arquitetura do local a ser evacuado, a quantidade e o comportamento das pessoas presentes neste local, a natureza da razão da evacuação, entre outros. Pesquisadores da área afirmam que é difícil estudar o comportamento de multidões em situações de emergência por ser necessária a exposição de pessoas ao ambiente real e possivelmente perigoso. Afirmam ainda que situações de treinamento não recriam as condições de pânico de situações reais e que uma ferramenta computacional que leve em consideração o comportamento social de uma multidão seria uma alternativa viável. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo implementar a simulação de uma evacuação de emergência, onde o comportamento da multidão será modelado com base em uma abordagem adaptada da metodologia de Otimização por Enxame de Partículas. Para o desenvolvimento do trabalho, a dinâmica da multidão será modelada tendo como base um comportamento comumente observado em situações de emergência e documentado em publicações de pesquisadores da área da dinâmica de multidões, em que indivíduos, em função do nervosismo e pânico, perdem a capacidade de agir logicamente e tomar decisões por conta própria e passam a seguir outras pessoas, presumindo que essas possam levá-las a um local seguro. Tal comportamento será simulado através da aplicação de uma abordagem adaptada da metodologia de Otimização por Enxame de Partículas, em que cada agente incluído na simulação definirá sua movimentação com base em seu movimento atual, sua melhor posição pessoal com relação à saída e com relação à melhor posição global com relação à saída. Esta metodologia foi inicialmente proposta para simular bandos de pássaros e cardumes de peixes, apresentando como resultado a representação de grupos que tendem a seguir seus melhores indivíduos, suas melhores memórias ou procurar recursos pela exploração do espaço existente. A implementação do trabalho se dará com a utilização do framework MASSIS – Multiagent System Simulation of Indoor Scenarios, resultado de um trabalho do grupo de pesquisas GRASIA da Universidad Complutense Madrid. O framework disponibiliza um editor de ambientes tridimensional, onde é possível modelar de forma simples e intuitiva o local a ser simulado, bem como posicionar os agentes que serão utilizados na simulação. O comportamento de cada categoria de agente na simulação é definido através de uma classe programada na linguagem Java. Além disso, o software disponibiliza ambientes onde a simulação pode ser observada em duas e três dimensões. Ao final deste trabalho, espera-se obter a simulação da dinâmica de um grupo de pessoas em uma situação de evacuação de emergência que se aproxime da dinâmica observada em situações reais e que, através deste estudo, possam ser identificadas propostas de melhorias em ambientes utilizados por multidões.
Apontamentos
- Não há apontamentos.