DETECÇÃO DE CONDIÇÕES DE TRÁFEGO DE ESTRADAS USANDO VANETS BASEADAS EM SMARTPHONES

Marcos Wollmann, Leonel Pablo Tedesco

Resumo


A população mundial usa cada vez mais veículos particulares e coletivos para o seu deslocamento diário. Com isso, a frota veicular aumenta a cada dia e, como consequência desse crescimento, tem-se uma maior deterioração das condições de mobilidade em função do crescimento dos congestionamentos, emissão de poluentes e do grande número de mortes causadas por acidentes. Ter o conhecimento prévio sobre condições do trânsito é de grande importância para que se possa planejar a melhor rota até um destino, a fim de evitar congestionamentos, ou até para evitar acidentes, como pode acontecer com frenagens brutas e em ultrapassagens descuidadas. Com novos paradigmas que tem como objetivo conectar tudo a sua volta se tornando realidade, como é o caso da Internet das Coisas (IoT), é normal que surja uma grande quantidade de projetos e pesquisas na área. Uma dessas áreas de pesquisa é o Sistema de Trânsito Inteligente (ITS) que se torna cada vez mais popular e, com isso, surgem novas aplicações para as Vehicular Ad Hoc Networks (VANET), que são redes autoconfiguráveis para comunicação entre veículos que funcionam sem um ponto de acesso principal e permitem que os automóveis conectados a essa rede troquem informações e coordenem o seu comportamento, através dos dados transmitidos por meio da comunicação veículo-para-veículo (V2V). O trabalho proposto tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de detecção de condições de tráfego em uma estrada, usando VANETs baseadas em smartphone, analisando o comportamento dos veículos vizinhos, através dos dados que serão transmitidos, como velocidade, distância e tamanho do veículo, e calcular a possibilidade de ultrapassagem, considerando a velocidade necessária para que a ultrapassagem seja feita com sucesso, distância entre os veículos que estão à frente e veículos trafegando no sentido oposto. Portanto, espera-se que o sistema analise os dados transmitidos e garanta que as ultrapassagens sejam feitas de forma segura, sem riscos de acidentes. Como metodologia para a realização do trabalho, tem-se a elaboração da proposta do Trabalho de Conclusão, a realização da pesquisa dos assuntos relacionados ao tema, como o Sistema Global de Posicionamento (GPS), IoT, ITS e as redes VANETs, e a escrita e entrega do TC I, que já foi concluído. No momento, o trabalho encontra-se em fase de levantamento de requisitos e implementação. Após concluir o desenvolvimento do algoritmo, será possível obter resultados da aplicação através da realização de testes em simulação. Os testes serão conduzidos de maneira a se avaliar o comportamento do veículo em situações de ultrapassagens e em diferentes intensidades de trânsito. O comportamento esperado é de que o veículo faça a ultrapassagem somente quando for possível fazê-la com total segurança, ou seja, quando houver espaço entre os veículos que estão a sua frente, quando não houver nenhum veículo andando na pista com o sentido contrário e quando a sua velocidade for suficiente para que a ultrapassagem seja realizada. Com isso, o veículo fará uma ultrapassagem segura, utilizando tecnologias para a comunicação veicular conforme proposto no trabalho.


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