SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS E MAPEAMENTO DE VOO NA AERONAVE RADIOCONTROLADA KAMIKASE MICRO 16

Christian Roberto Lehmen, William Wolschick, Júlio Eduardo Forster, Adriano José Bombardieri, Fabricio Antonio Egert

Resumo


Para que o voo ocorra de forma confiável sem nenhuma falha, projetou-se um sistema de aquisição de dados para ensaios de voo, de forma que se assegurem todos os dimensionamentos para realização das missões. Para conseguir determinar as correntes, demandas e os melhores componentes eletrônicos a serem utilizados na aeronave da Equipe Kamikase, tanto para classe micro como regular, bem como o mapeamento da missão de voo, foi desenvolvido um sistema embarcado para o monitoramento dos voos realizados pela equipe, dessa forma é possível projetar um sistema capaz de ser leve o suficiente para realização da missão. O sistema consiste em um microcontrolador ATmega2560, já embarcado na plataforma Arduino, esse contendo diversas portas digitais e analógicas. Essas portas são utilizadas para o monitoramento de sensores e na gravação dos dados em tempo real. O conjunto do protótipo que acomoda o processador foi impresso na impressora 3D com o material PLA, Poliácido Lático, o que permite uma maior complexidade da estrutura com uma melhor organização de todos os sensores e demais componentes. Essa plataforma consiste em 7 entradas para sensores, sendo que 3 desses sensores já estão integrados à plataforma para facilitar a sua utilização, como GPS, acelerômetro, para a aquisição das manobras nos eixos X, Y e Z além da força G e driver de leitura e gravação de micro SD card. Demais sensores são conectados pelas entradas externas da plataforma, sendo eles sensores de corrente, utilizado para mensurar a corrente de cada servomotor, a fim de dimensionar a bateria, cabos e os próprios servomotores, utilização real dos servomotores, obtendo em graus a utilização, verificando a real utilização do mesmo, comparando com o sinal do radiocontrole, RPM, fixado no trem de pouso, medindo a rotação da roda, assim, é possível verificar a velocidade da roda e da aeronave na decolagem. Com esse sistema abordo da aeronave, é possível realizar o mapeamento de voo. Para isso, além da utilização de todos os sensores, há também o planejamento da missão, como local do voo a observação do clima. Os testes são realizados no autódromo de Santa Cruz do Sul. Aquisição de dados, juntamente com os dados tratados no Excel, podemos analisar todo o trajeto da aeronave durante a missão, além de analisar a utilização dos componentes elétricos e por fim validar o conjunto escolhido. Esse estudo e a implementação do sistema de aquisição de dados, são realizados a fim de obter uma aeronave confiável e com os equipamentos devidamente validados para a competição nacional de aerodesign proposta pela SAE Brasil em que a equipe participa anualmente.


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