DESENVOLVIMENTO DE RELATÓRIOS PARA O REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNISC

Bernardo Martins Guahiba, Fernando Simon

Resumo


A UNISC, desde o segundo semestre de 2015, conta com o serviço de repositório para os trabalhos acadêmicos desenvolvidos na instituição (Trabalhos de Conclusão de Curso, Teses e Dissertações), preservando-os eletronicamente. O objetivo do repositório da UNISC é disponibilizar à comunidade uma parcela do conhecimento produzido por ela. O repositório instalado na UNISC é o repositório DSpace. Assim como uma grande gama de repositórios, ele não possui um sistema que gere relatórios dos materiais nele inserido. É possível fazer a localização das obras através de seus buscadores e filtros, mas não há a possibilidade de exportar dados para conferências. Este recurso de relatórios é um recurso necessário para a biblioteca e seus gestores. É uma maneira de acompanhar e gerir as informações contidas nesse banco de dados, bem como disponibilizar relatórios exigidos pelo MEC(Ministério da Educação). O objetivo deste trabalho é propor a implementação de um serviço adicional ao repositório institucional da UNISC, uma ferramenta capaz de gerar relatórios que se julguem úteis e que gerem informações claras, seguras e da maneira mais fácil possível. Em vista disso, com o intuito de tentar encontrar uma solução e recuperar dados e informações, propõem-se a elaboração de relatórios a serem desenvolvidos para o site do repositório. A proposta é que esses relatórios sejam desenvolvidos em JSP (JAvaServerPages), a mesma linguagem usada no restante do site. O trabalho partiu da definição, juntamente com os bibliotecários da biblioteca da UNISC, de quais relatórios eram considerados mais apropriados para serem implementados nesse primeiro momento. Com isso definiu-se inicialmente a implementação das seguintes categorias de relatórios: geral, por tipo de obra, por autor, por orientador, por co-orientador, por curso, por assunto e por campo Dublin Core. Para isso, será preciso identificar quais as páginas do repositório, alocadas no servidor, fazem acesso ao banco e de que forma elas a realizam. A partir daí se conseguirá definir a forma que os relatórios serão implementados. Também será definida a forma que será escrito os códigos das páginas dos relatórios e se será necessário a liberação de alguma permissão específica de acesso ao SGBD. Após, inicia-se a implementação de fato e, ao final, se o desenvolvimento e os testes tiverem sucesso, propõem-se a criação e disponibilização de um plugin open source deste trabalho. Os trabalhos até o momento foram somente de pesquisa a respeito do assunto abordado e das condições necessárias para realizar os trabalhos de implementação. Após as pesquisas se dará inicio, no TCII, a criação dos relatórios em linguagem JSP e a realização dos testes de acesso e de retorno das buscas.


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