EXPERIÊNCIA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ESTÁGIO EM DISCIPLINA DA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Thaisi dos Santos Fagundes, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz, Rejane Frozza

Resumo


Práticas Docentes desenvolvidas durante o processo de formação de futuros professores contribuem para a formação de profissionais mais preparados para o futuro. Essas práticas denominadas estágio de docência, fazem parte do currículo dos programas de mestrado em todo país como disciplina optativa. Para a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) a disciplina é obrigatória aos alunos de mestrado que possuem bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e optativa para os demais. No primeiro semestre deste ano, foi realizado o desenvolvimento do estágio de docência no departamento de Computação, no curso de graduação em Licenciatura em Computação, na disciplina de Software Educacional correspondente ao terceiro semestre do curso, desenvolvido pela aluna do Programa de Pós Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI), ambos na UNISC. O objetivo deste resumo é apresentar as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos durante o período letivo da disciplina. A metodologia utilizada foi a análise do material desenvolvido em aula, da frequência e desenvolvimento das atividades, da nota da avaliação realizada pelos alunos referentes às práticas do estagiário. O programa do estágio exige a participação do estagiário e do professor titular da turma em todas as aulas. É necessário que o estagiário ministre algumas aulas, ou parte delas e, nas demais, observe e auxilie o professor e aos alunos durante toda a aula. Dentre as atividades desenvolvidas pela estagiária pode-se citar o desenvolvimento de materiais, atividades e avaliações para aplicação em aula, e correções de avaliações e trabalhos. As práticas do estágio iniciaram com a criação de um site na ferramenta on-line Wix para disponibilização dos conteúdos, além do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) disponibilizado pela instituição; desenvolvimento de conteúdo em formato de apresentações de slides; seleção de vídeos para complementar o material; elaboração de uma vídeo aula para explicar o conteúdo da aula que foi ministrada a distância pelo ambiente virtual; participação e auxilio na elaboração de trabalhos para apresentação para turma e aula em formato de seminário; desenvolvimento de atividades para realização no ambiente virtual, realização de avaliação escrita e individual e, por fim, como atividade final a aplicação, auxilio no desenvolvimento e correção de atividade em formato de elaboração de um artigo cientifico desenvolvido pelos alunos, seguindo normas acadêmicas, desenvolvido de forma individual ou em dupla. A partir das práticas desenvolvidas foi possível identificar que alunos que possuíram mais faltas foram os mesmos que não aprovaram na disciplina ou que obtiveram notas finais menores. Na execução de tarefas foi possível observar que os alunos desenvolveram boa adaptação com diversas ferramentas para visualização, execução e envio de atividades e materiais. Durante as atividades os estudantes da disciplina demonstraram grande interesse, participaram da execução das tarefas com o empenho necessário. Os estudantes participaram da avaliação do estágio e apontaram pontos positivos e pontos a melhorar relacionados ao desempenho da estagiária; tais contribuições permitem reflexão para projetar novas metodologias para futura ação docente. Conclui-se que a atuação em estágio docente compartilhado na graduação é fundamental para potencializar a experiência docente em nível superior.

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