PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA GINÁSTICA CEREBRAL DE IDOSOS

Joselaine Frantz, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz

Resumo


A perspectiva de vida está aumentando, consequentemente, a população idosa também. Essa população tem iniciado o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação que estão difundidas amplamente na sociedade. Os idosos querem o contato com essas tecnologias, mas necessitam de um tempo maior para assimilar as novidades da área. Para a população jovem é prerrequisito conhecimentos em informática para atuar no mercado de trabalho, enquanto a população idosa utiliza para comunicação e entretenimento. Os idosos tornam-se, cada vez mais dependentes e solitários, inclusive adoecem por diferentes motivos, principalmente, emocionais. Para contribuir com atividades relacionadas ao aprendizado de informática e manter uma atividade mental regular, foram propostas Oficinas de Ginástica Cerebral, através do Projeto UNISC Inclusão Digital. As oficinas têm como objetivo principal, oferecer desafios para exercitar a atividade cognitiva, mantendo o idoso mais independente para o trabalho com tecnologias e capaz de resolver problemas e desafios lógicos. Para o desenvolvimento das oficinas são elaborados materiais didáticos específicos. Como base teórica foram realizadas leituras sobre estudos de Neurociência Cognitiva, Neuropsicologia, Neuroplasticidade e Pensamento Computacional. Esses estudos contribuíram para conhecimento do funcionamento cerebral e cognitivo, pois à medida que o ser humano envelhece ocorrem declínios cognitivos. Os declínios podem comprometer a capacidade de resolução de problemas, a memória e a capacidade de planejamento futuro. Diferentes estratégias e exercícios podem contribuir para a plasticidade cerebral do idoso, prevenindo deficit cognitivo. As atividades e os materiais didáticos das oficinas empregaram materiais tradicionais como papel e caneta e inovadores como atividades online. Os materiais didáticos foram elaborados sobre três eixos: 1 - apresentação, 2 - desafio e 3 - reflexão, pois nessa ordem é possível incentivar as atividades cognitivas e acompanhar resultados de aprendizagem externados pela fala e pela resolução de problemas lógicos. Também foram realizadas dinâmicas para fortalecer a afetividade e a amizade de cada grupo. Os conteúdos foram apresentados como explanação e na sequência, cada idoso foi auxiliado, conforme suas características de aprendizado. Conclui-se que todos os idosos tiveram uma significativa melhora na lógica de pensamento, na organização de ideias para realizar as atividades junto ao computador. Todos os idosos demonstraram mais segurança e autonomia no trabalho com computador, internet e seus recursos. Assim, destaca-se a importância das oficinas de Ginástica Cerebral e como proposição futura pretende-se elaborar um repositório digital de atividades online específicas para idosos que queiram praticar ginástica cerebral para além das oficinas do projeto.


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