HORTA ESCOLAR, UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO AO ESTUDO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Jéssica Vanessa da Silva, Amanda Baptista Tafernaberri, Jucenara Soares, Raquel Brum Carvalho, Moisés Pogozelsky, Gerson da Rocha Aguiar, Tania Bernhard, Alexandre Rieger

Resumo


A construção de uma horta em ambiente escolar é um bom recurso didático, pois passa a ser um desafio e, ao mesmo tempo, uma proposta de inserção ao estudo da educação ambiental. Objetivou-se a criação da horta com o intuito de sensibilizar os alunos para as questões ambientais, utilizando-a como recurso educacional, visando à preservação, ao consumo de alimentos saudáveis e à motivação da aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, localizada no Bairro Santuário, no município de Santa Cruz do Sul-RS, através do PIBID, Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência, na qual, desde 2015 é desenvolvida a horta escolar. Por não haver espaço adequado e maneiras apropriadas para sua instalação, o principal resultado para a escola foi a organização da horta com materiais recicláveis, como pneus e garrafas pet, dando início ao plantio das hortaliças, relacionando com conteúdos como alimentação saudável, solos e controle biológico. Para isto, a horta foi articulada em local que antes era utilizado para estacionamento. Os pneus foram preenchidos com terra e na parte interior, antes da colocação da terra, alguns foram forrados com tecidos e outros com plástico, para propiciar um ambiente úmido, cultivável e sem o desperdício de terra em épocas das chuvas, uma vez que toda área é concretada. Esta oficina atendeu alunos do 6º ao 8º ano, abordando diversos conteúdos, entre eles calendário de horticultura, insetos, animais polinizadores, manejo da horta, consórcio entre as plantas, bioinseticida, entre outros. No ano de 2016 houve a continuidade da manutenção da horta e plantio de hortaliças, com alunos do 6º e 9º anos, com abordagens associadas aos conteúdos, como solo, água, zoologia, botânica e plantas medicinais, visando ao conhecimento cultural e o funcionamento biológico. Desenvolveram-se atividades como a construção do relógio biológico, de acordo com a utilização de cada espécie em determinado horário para melhor eficácia, pesquisas em livros sobre plantas medicinais, início da construção do horto suspenso e degustação de chás. Em 2017, a oficina está atendendo somente alunos do 6º ano, dando continuidade a elaboração e manutenção dos canteiros recicláveis, porém, com o enfoque de educação ambiental, desenvolvendo o conhecimento, atitudes e habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Foram plantadas diversas hortaliças e construídas placas de identificação, confeccionadas com material reciclado. As atividades estão focadas no trabalho em equipe e na cooperação, proporcionando um maior contato com a natureza, visto que crianças de centros urbanos estão cada vez mais afastadas desta. A escolha da horta como recurso didático, a fim de aproximar os estudantes da natureza, faz com que adquiram hábitos saudáveis e ecologicamente corretos. A partir do momento que estão inseridos na prática, desenvolvem um olhar crítico e sentem-se pertencentes ao meio ambiente. 


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