INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO PIBID: RELATO DE VIVÊNCIAS A PARTIR DE OFICINAS DIDÁTICAS EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Yasmin Giaparelli Pires, Luana Lais Wagner Budde, Junaia Aparecida Santos da Cruz, Leticia Luiz de Queiroz, Alexandre Rieger, Tania Bernhard

Resumo


Oficinas didáticas, enquanto estratégia de ampliação e discussão de temas relativos ao ensino de Ciências, permitem às bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) do subprojeto de Biologia do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) antecipar a vivência de atividades de ensino em escolas participantes do PIBID UNISC, aliando aspectos teóricos e metodológicos abordados pelo curso de graduação com a prática vivenciada nas escolas. Por outro lado, a participação de alunos de Educação Básica em oficinas didáticas, amplia possibilidades de aprofundamento de conteúdos de sala de aula e vem reforçar seus conhecimentos, tirar suas dúvidas, trabalhar com temáticas de relevância em seu cotidiano e ainda, construir novos conhecimentos. Com base nisso, as atividades desenvolvidas têm como objetivo auxiliar os estudantes de uma maneira lúdica e interativa para a compreensão dos conteúdos trabalhados previamente pelo professor titular, de forma teórica, além de promover discussões a respeito de temas transversais no ensino de Ciências de acordo com a proposta de cada escola. As oficinas foram ministradas em três escolas do munícipio de Santa Cruz do Sul: Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, no ano de 2016, Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröehlich, no primeiro semestre de 2017, Escola Estadual Ensino Médio Alfredo José Klieman, no ano de 2016 e primeiro semestre de 2017, totalizando uma média de 200 alunos atendidos na faixa etária de 07 a 18 anos. Os locais de realizações das oficinas são bem diversificados, desde a sala de aula, laboratório de Ciências ou informática, hortas e pátio da escola, permitindo aos bolsistas aliar a teoria e a prática. Com a utilização de recursos e metodologias variadas, as oficinas estimulam a curiosidade e a motivação do aluno no aprendizado de Ciências, permitindo o acesso ao conhecimento de uma forma mais atrativa e dinâmica do que o sistema de ensino convencional, ou seja, livro didático e quadro. Nas oficinas é possível perceber um melhor desenvolvimento e raciocínio lógico dos alunos, uma vez que, por ser um espaço mais flexível, os estudantes são mais participativos, contribuindo com questionamentos, relatos de caso, interação com o objeto de estudo e colegas durante jogos, práticas e dinâmicas. Enquanto bolsistas PIBID, conhecemos a realidade escolar, participando do cotidiano dos alunos e utilizando diferentes metodologias de ensino durante as oficinas, obtendo novos aprendizados, contribuindo para o nosso crescimento profissional, preparando-nos para o futuro docente


Apontamentos

  • Não há apontamentos.