EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS: EXPERIÊNCIA PET GRADUASUS CEMAI

Andréa Cristine de Lima, Márcia Rosana Forster Wazlawik, Mayra Seibert, Ana Cristina Freitas da Costa, Ana Paula Quadros Bolzan, Fabrício de Moura Tolvi, Raquel Biergayer, Camila Urach dos Santos, Vanessa Tatieli Salin, Beatriz Baldo Marques

Resumo


As atividades em sala de espera funcionam como um espaço em que as práticas de educação em saúde são potencializadas, visto que possibilita discussões acerca dos processos do cotidiano das pessoas, criando oportunidades para reflexões e sobre promoção em saúde e prevenção de doenças, interferindo na qualidade de vida. Além disso, é o lugar em que o usuário e os profissionais de saúde podem desenvolver aproximação e fortalecimento de vínculo familiar. Para estas atividades educativas serem de fato, efetivas, deve-se ter por base uma abordagem participativa e problematizadora, diferenciando-se da lógica prescritiva centrada na transmissão da informação. Nessa perspectiva, o Centro Materno Infantil (CEMAI) organizou a “Bibliotroca” e a “Hora do Conto” para as crianças, cujas atividades foram planejadas em conjunto e executadas pelos alunos do PETGRADUA-SUS. Desta forma, foi criado um espaço de descobertas com livros estimulando o desenvolvimento da memória, da linguagem, do raciocínio, além da interação com as crianças/familiares instigando a imaginação. Com o intuito de promover a iniciativa de leitura dos pais/familiares para crianças de 0 a 6 anos, a proposta de Bibliotroca foi de adquirir livros de histórias infantis por meio de arrecadações solidárias, disponibilizando para o uso da comunidade. Os livros ficam disponíveis no CEMAI na área pediátrica, os quais podem ser lidos no local, retirados ou trocados por outro(s), promovendo o estímulo à leitura contínua dos integrantes da família.  Para a Hora do Conto, a proposta é de encontros quinzenais, com duração de uma hora, com o apoio de acadêmicos multiprofissionais da saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul, também os profissionais de saúde do CEMAI, Bem-me-Quer e Primeira Infância Melhor (PIM) da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul. Na hora do conto são desenvolvidas atividades lúdicas, como contação de histórias clássicas adaptadas para orientação, visando à promoção de saúde e prevenção de doenças por meio da dramatização com personagens, fantoches, cenários, entre outros recursos. Além de estimular o gosto pela leitura e proporcionar às crianças o contato com livros, brinquedos, jogos e músicas adaptados ao desenvolvimento cognitivo, propicia aos pais e educadores a reflexão sobre a promoção da leitura e da cidadania em unidades de saúde, trazendo assim informação e a importância das famílias no processo de relação da criança com o livro. No decorrer da realização das atividades foi observada a adesão e o interesse satisfatório dos usuários e, principalmente, das crianças que participaram ativamente do processo lúdico, interagindo e vivenciando de forma intensa esta experiência ímpar. As atividades lúdicas em sala de espera possibilitam, portanto, aos estudantes de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia a interação entre si, ao consolidar a importância da interdisciplinaridade, e também com a comunidade, de forma a entendê-la dentro do seu contexto cultural e social. Ademais, viabilizou a atuação dos estudantes como educadores em saúde, efetivando o cuidado integral por meio da educação participativa, em que usuários, familiares e profissionais trabalham juntos para proteger, promover e recuperar a saúde. Desta maneira, o desenvolvimento desta atividade também oportuniza o aproveitamento do tempo de aguardo dos pacientes, reduzindo, assim, o desgaste físico e emocional associado à espera do atendimento. 


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