ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: REFLEXÕES SOBRE VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES E MULTIDISCIPLINARES EM SAÚDE NO PET – SAÚDE/GRADUASUS

Fabricio de Moura Tolvi, Luísa Gelsdorf, Felipe Busnello, Thairine Karina Schiefelbein, Ana Cristina Freitas da Costa, Caroline Bertelli, Bruna Rezende Martins, Ana Zoe Schilling, Suzane Beatriz Frantz Krug

Resumo


O Programa de Educação para o Trabalho (PET) em saúde trata-se de um projeto dos Ministério da Saúde e Ministério da Educação, que vincula instituição de ensino e a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de aproximar a realidade de estudantes da graduação com o serviço público de saúde. Abrange áreas específicas da saúde, de forma a estimular o trabalho multidisciplinar e interdisciplinar, visando o desenvolvimento de profissionais voltados a integralidade e com interlocução mútua entre os mais diversos saberes. Objetivo: Refletir acerca das vivências interdisciplinares e multidisciplinares de acadêmicos de enfermagem no PET – Saúde/GraduaSUS. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, de cunho reflexivo e descritivo de graduandos do curso de Enfermagem, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e integrantes bolsistas do PET – Saúde/GraduaSUS. Resultados: A interdisciplinaridade é uma proposta interessante para o desenvolvimento de práticas e conhecimentos no PET –  Saúde/GraduaSUS, que ajuda a minimizar barreiras e promover a transposição das fronteiras disciplinares. Nesse mesmo viés, remete ao cotidiano de experiências nos serviços de saúde, no qual mesmo cercado de profissionais das mais diversas áreas, existem empecilhos frente a comunicação e articulação entre as áreas, em que uma área acaba, por vezes, direcionando as atividades de atenção à saúde. Foi preciso vencer alguns desafios, como nas visitas domiciliares, em que ocorria articulação com profissionais de outras áreas e programas de saúde, compreendendo, então, a necessidade do enfoque de cada área e viabilizando, por fim, que todos pudessem exercer conjuntamente suas atividades e orientar os usuários dos serviços de forma a atender suas necessidades de saúde.  Em outras ações de prevenção e promoção em saúde, como grupos educativos, hora do conto ou atividades de capacitações, os acadêmicos perceberam a importância da união de conhecimentos de todos os campos da saúde, realizando uma única atividade que englobe o ser humano em todos os seus aspectos. Para a realização dessas atividades, era pertinente a necessidade de reuniões de estudos entre todos os acadêmicos dos quatro cursos vigentes (Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Odontologia) no PET –Saúde/GraduaSUS, a fim de aprimorar saberes e juntos discutir em prol de um aprendizado mais amplo e diversificado, o que proporcionava um atendimento mais acolhedor, empático, ético e humanizado, possibilitando que o usuário se sentisse mais vinculado ao serviço. Também o reconhecimento do usuário em relação a essas ações conjuntas contribui para a promoção e prevenção de adoecimentos não só do indivíduo, mas da sua família e também da sua comunidade. Conclusão: Compreende-se, por fim, que trabalhar de forma multi e interdisciplinar não remete ao cuidado fragmentado em saúde, de cada campo profissional, mas sim, à união de todos os saberes, a fim de realizar atividades que contribuam para um atendimento humanizado e que visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

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