SÍNTESE DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ENSINO DA FISIOTERAPIA
Resumo
Na disciplina de Fundamentos da Fisioterapia, do curso de Fisioterapia da Unisc, são oportunizadas vivências em cenários de atuação do fisioterapeuta, inserindo os alunos no acompanhamento dos estagiários do curso na Atenção Primária em Saúde, junto às Estratégias de Saúde da Família do município e na Atenção Secundária, na clínica escola Fisiounisc. Em turnos (manhã ou tarde), o grupo de alunos teve a oportunidade de vivenciar e reconhecer na Atenção Básica em Saúde (ABS), nos bairros Bom Jesus e Menino Deus, as atividades desenvolvidas em visitas domiciliares, atendimentos ambulatoriais, além de acompanhar as discussões com a equipe multiprofissional. O mesmo se repete na clínica escola, porém em nível de complexidade maior, diante das diferentes áreas de domínio e modalidades de serviços em atenção à população interna e externa à universidade. As vivências favoreceram a interlocução do conteúdo programático de sala de aula com a realidade dos serviços de saúde. Aos participantes foi solicitado o relato em registro frente às diferentes realidades na aproximação com a atuação profissional. O objetivo é sintetizar os relatos de experiências vivenciadas pelos alunos da disciplina de Fundamentos da Fisioterapia em cenários de atuação profissional. Para o registro das vivências foi utilizada uma ficha de avaliação, reconhecendo os estudos de casos acompanhados na diversidade de áreas do conhecimento do fisioterapeuta, nos diferentes locais e nas múltiplas propostas de intervenção através dos recursos terapêuticos, em cada nível de atenção à saúde. Pode-se perceber a necessidade do profissional fisioterapeuta na Atenção Básica em Saúde, atuante na prevenção, na promoção e na educação da população em comunidades, como também a relevante atuação na reabilitação e tratamento das condições de saúde da população assistida na Fisiounisc. Sendo observado que o recurso próprio do fisioterapeuta, a cinesioterapia, independente da disponibilidade de outros recursos tecnológicos, é a ferramenta de maior viabilidade nos processos de intervenção e mediação da fisioterapia com a população assistida, observada a possibilidade de atendimento satisfatório do ponto de vista dos usuários dos serviços. As teorias relacionadas às vivências possibilitaram um embasamento claro e detalhado sobre cada área do conhecimento, recursos fisioterapêuticos, legislações que embasam a inserção profissional e o fazer do fisioterapeuta, enriquecendo o processo de formação. Acompanhar os estagiários em campo de formação proporcionou um grande contato com a profissão, nas relações multi e interprofissionais, demonstrando a potencialidade do fisioterapeuta para atuar em Equipes de Saúde, na resolução de problemas e na implementação de programas para a funcionalidade das pessoas.
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