RESULTADOS OBTIDOS DO PROJETO DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM ENDODONTIA

Camila Klaus, Gabriela Guerra, Gabriela Benini, Júlia Valkimil Tavaniello, Tainá Tolotti, Vinicios Fochesato, Magda de Souza Reis

Resumo


O Projeto de Promoção e Prevenção em Endodontia tem o objetivo de propiciar meios para prevenir, manter e cuidar da saúde bucal geral, buscando estratégias de intervenção no processo saúde-doença. Um dos focos do projeto é trabalhar com estudantes do ensino fundamental e médio. Uma apresentação sobre os assuntos Saúde Bucal e Traumatismo Dental foram elaborados por um grupo de bolsistas e apresentados em 3 escolas públicas da região de Santa Cruz do Sul. O intuito principal foi de passar informações úteis e necessárias em caso de Traumatismo Dentário, bem como transmitir a importância de se ter uma boa higiene bucal evitando doenças advindas do não cuidado. As palestras tiveram foco educativo e lúdico com objetivo de facilitar a compreensão do conteúdo desenvolvido. As visitas nas escolas do município ocorreram no segundo semestre de 2016, divididos em pequenos grupos de bolsistas acompanhados da professora responsável. As apresentações relacionadas aos dois temas (Saúde Bucal e Traumatismo Dental) foram preparadas com antecedência, cuidando para deixar claras as ideias principais e tornando-as compreensivas para seu público alvo. Para maior entendimento e ludicidade, contamos com o auxílio de macro modelos, fantoches, dentes artificiais e naturais autoclavados. Nas escolas, as apresentações foram apresentadas de maneira que não atrapalhasse o andamento cotidiano da instituição. Além da apresentação, as dúvidas que os alunos possuíam sobre os assuntos abordados eram atendidos e respondidas pelo grupo. Decorrido algum tempo após as palestras, retornou-se às 3 escolas para coleta de dados e aplicação de um questionário sobre o tema explanado pelos alunos, para avaliação do conhecimento residual. A avaliação verificou através do conhecimento residual se o dente avulsionado podia ser reposicionado em seu alvéolo ou não? Qual o tipo de dentição (decídua ou permanente) que podia ser colocado no alvéolo em caso de avulsão e qual o tempo mais recomendado até o reposicionamento do dente avulsionado. Percebeu-se que as palestras aplicadas nas escolas contribuíram para o fortalecimento do conhecimento do estudante, bem como ampliou a pequena ou nula noção que as crianças e adolescentes possuíam a respeito dos temas abordados. O conhecimento residual que permaneceu naqueles escolares algum dia poderá ser necessário para o seu próprio bem-estar, como também de familiares, amigos e conhecidos, pois permanecerá ativo em suas memórias diante de um traumatismo alvéolo-dentário e outros casos.

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