PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO REFLEXIVO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO HOSPITAL-ESCOLA
Resumo
O portfólio é um instrumento utilizado em aulas práticas em que o acadêmico escreve documentando, refletindo e comentando os fatos e acontecimentos transcorridos nos cenários de prática durante o estágio curricular. Trata-se de um instrumento que ajuda na categorização e distribuição das ideias, das experiências/vivências, dos conteúdos e dos sentimentos, baseando-se e apoiando-se em referenciais teóricos sobre a temática da aula prática. Por ser um instrumento dinâmico, deve ser descrito após o final de cada dia das atividades práticas. Assim, nessa escrita do portfólio a “essência”, “os sentimentos”, a experiência real e diária dos acadêmicos fica impressa fidedignamente sem que se percam com o tempo fatos que foram de suma importância para o aprendizado. O portfólio é um instrumento que possibilita ao acadêmico o acompanhamento de seu desempenho por meio de uma reflexão crítica de si mesmo, visto que, aprender a verdadeira aprendizagem, só acontece quando se pensa e reflete sobre aquilo que se fez, viu e ouviu na teoria e na prática. Também, o portfólio permite que o aluno relacione a teoria com a prática, possibilitando o entendimento e assistência de saúde integral aos indivíduos. Além disso, serve como facilitador na relação de professor – aluno, pois, através dele, é possível ao professor conhecer o aluno, entender seus anseios, medos, angústias e, com isso, potencializar seu aprendizado. Objetivou-se provocar reflexões acerca da importância do uso do portfólio como um instrumento de construção de conhecimento e uma maneira do acadêmico expressar os sentimentos frente ao cliente. Trata-se de uma revisão bibliográfica, atrelada à prática desenvolvida a partir das vivências da Disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar – Unidade de Clínica Geral, a qual pertence a grade curricular do curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), pertinente ao quarto semestre. Conforme vivenciado durante a prática, o portfólio foi uma maneira de construir o conhecimento a partir do relato de cada dia em uma unidade de clínica geral. Entre as atividades técnicas, foi possível discutir casos e trocar informações, colocando-as todas em um relato contínuo das práticas baseando-se em autores e obras consagradas no assunto. Este tipo de atividade busca preparar os acadêmicos com as habilidades de comunicação, relacionamento interpessoal e pensamento crítico, já que é necessário exercitar todos esses aspectos na construção do relato. Também, o conteúdo explorado no portfólio auxilia o professor e o aluno em seus processos de autorreflexão sobre os acontecimentos da prática, pois deixa claro ao professor os sentimentos e os pontos de vista do aluno. Ainda, o portfólio oferece ao aluno avaliar-se diante da leitura de suas próprias experiências, colocando pontos positivos e negativos em relação ao atendimento prestado. Dessa forma, observa-se a importância que o portfólio tem na trajetória do estágio de um acadêmico, já que o mesmo proporciona reflexões sobre as vivências durante as práticas, relacionando aos referenciais teóricos, seus sentimentos e facilitando a autorreflexão e autocrítica.
Apontamentos
- Não há apontamentos.