EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A LUDICIDADE COMO TECNOLOGIA DE TRABALHO – PET-SAÚDE/ GRADUASUS-CEMAI:
Resumo
As atividades educativas formais revelam-se por meio de palestras, grupos e campanhas educativas, sendo esta forma considerada a de menor parcela nas ações desenvolvidas pelas equipes de saúde. Entretanto, quando elas se dão por meio de grupos, utiliza-se uma proposta pedagógica que vai em direção ao aprendizado mútuo, respeitando os conhecimentos prévios. Dessa forma, na busca por maior valorização de atividades com tecnologia de trabalho nos diferentes processos de agir em saúde, com o intuito de concretizar o modelo de saúde proposto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o PET-Saúde/GraduaSUS-CEMAI tem desenvolvido atividades com o programa Primeira Infância Melhor (PIM), realizando ações de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância por meio de visitas domiciliares e comunitárias. As atividades visam a capacitação dos visitadores do PIM com o intuito de promover educação em saúde de forma lúdica e que cada visita domiciliar realizada pelo Programa obtenha êxito em promoção de saúde à família atendida. O primeiro tema escolhido para ser trabalhado, e que é de fundamental importância para a primeira infância, foi o calendário vacinal. Para essa proposta, foi elaborado o jogo "Bingo da Saúde" cuja proposta era aplicá-lo após uma apresentação sobre vacinas. O “Bingo da Saúde” foi realizado no Centro Materno Infantil (CEMAI) e, para avaliar a eficácia da atividade lúdica como forma de promover educação em saúde, foi aplicado um questionário antes da apresentação formal sobre o tema que será abordado. Após a ministração do conteúdo, é realizado o jogo, em que cada número sorteado corresponde a uma pergunta. Nas cartelas do bingo, em vez de números, encontram-se as respostas às perguntas sorteadas e que foram explanadas na apresentação expositiva e, assim, o conteúdo é retomado e discutido entre os participantes no intuito de encontrar a resposta nas suas respectivas cartelas. Ao final do “Bingo da Saúde” é aplicado o mesmo questionário, para fins comparativos: conhecimento prévio sobre o assunto x conhecimento adquirido após a atividade aplicada. O objetivo dessa vivência é, após analisarmos o quão eficaz podem ser os diferentes processos de agir em saúde – principalmente os que envolvem a ludicidade – implementar em outras Unidades Básicas de Saúde do município de Santa Cruz essa “tecnologia” de promoção e prevenção em saúde, capacitando não só agentes comunitários, mas toda a equipe de saúde e, consequentemente, a comunidade a qual representam.
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