MICROAGULHAMENTO ASSOCIADO COM VITAMINA C EM ESTRIAS RUBRAS ABDOMINAIS: ESTUDO DE CASO

Monique Flores Machado, Greice Raquel Machado

Resumo



A fase gestacional abrange, em um curto período de tempo, alterações tanto psicológicas quanto fisiológicas, que podem comprometer a saúde física e mental da gestante. Alguns distúrbios psicológicos têm sua incidência aumentada durante a gestação, como os sintomas de ansiedade que prevalece em torno de 20% a 25%. Nessa fase, as transformações antiestéticas, como aumento de peso, celulite, distúrbios vasculares e estrias podem gerar consequências, tornando as gestantes inseguras, com dificuldades em aceitar-se e preocupadas com sua imagem corporal. A percepção da imagem corporal pode ser entendida como a representação interna da aparência externa do indivíduo. Possui um impacto determinante sobre comportamentos alimentares, relações sociais, estado emocional e nível de ansiedade desses indivíduos.

Uma das patologias dermatológicas que mais preocupam as gestantes são as estrias, consideradas lesões cutâneas lineares, bem definidas, atróficas e comuns na gestação. As estrias tendem a aparecer na 25ª semana de gravidez e acometem cerca de 90% das mulheres. Os locais mais afetados são abdômen, seios, nádegas e quadris. Inicialmente apresentam coloração avermelhada, tornando-se mais escurecidas após a gestação e, por fim, se apresentam como cicatrizes esbranquiçadas. Para a maior parte das mulheres, o aspecto inestético é a principal preocupação.  A busca por uma pele com aparência saudável, sem cicatrizes ou disfunções estéticas é cada vez maior. Diversos tratamentos promovem uma pele sem imperfeições. Um recurso novo é o microagulhamento, utilizado atualmente como uma das opções disponíveis no tratamento de algumas disfunções estéticas, como rejuvenescimento, cicatrizes de acne e estrias.

O microagulhamento é atualmente uma das opções disponíveis no tratamento de diversas disfunções estéticas, entre elas, as estrias. Objetivo: avaliar a eficácia do microagulhamento associado com vitamina C em paciente puérpera com estrias rubras na região de abdômen. Metodologia: estudo de caso com uma voluntária do sexo feminino, puérpera e com estrias rubras na região de abdômen, que foi submetida a 2 sessões de microagulhamento associado com vitamina C e avaliada quanto à qualidade de vida e escala de dor. Foram utilizados questionários, câmera digital fotográfica e fita métrica para verificar alterações nas estrias. Resultados: foram observadas diminuição no tamanho das estrias, melhora na coloração e aparência geral da pele. Conclusão: a associação do microagulhamento com vitamina C foi eficaz em paciente puérpera com estrias rubras na região do abdômen.



Apontamentos

  • Não há apontamentos.