AÇÕES DISPOSITIVAS NA INTERLOCUÇÃO ESPIRITUALIDADE E UNIVERSIDADE: MINDFULNESS E QUALIDADE DE VIDA
Resumo
Mindfulness é uma técnica contemplativa milenar e que tem como objetivo central o autoconhecimento, na qual um dos principais exercícios é a atenção no processo respiratório. Não é uma meditação mítica, nem possui fundo religioso, porém inúmeros pesquisadores têm observado que os praticantes de mindfulness referem sentir-se mais conectados com seus valores pessoais e sociais, têm maior clareza de seu sentido de vida e muitas pessoas referem que aos poucos começaram a sentir uma maior proximidade com suas questões espirituais, uma sensação de pertencimento e de unidade com as pessoas e com um sagrado, independente de terem ou não uma escolha religiosa. Ações de Mindfulness têm o objetivo mais amplo que um estado simples de relaxamento ou de bem-estar, pois possibilita uma atenção específica, uma qualidade de abertura ao que está sendo experenciado, é uma vivência não reativa e não julgadora. Estudos científicos atuais têm demonstrado que este estado de atenção plena traz benefícios para a saúde e qualidade de vida em geral e amplia reflexões dos indivíduos em relação a sua existência, bem como sua relação com sua espiritualidade. A base teórica e técnica dos programas de Mindfulness têm como objetivo a compreensão de um viver pleno, no qual estar pleno é atento a si e ao mundo, uma capacidade de parar e observar, ou seja, aprender a responder ao seu momento e não apenas reagir impulsivamente nele e sobre ele. Objetivo do projeto: disponibilizar espaços de discussões sobre a relação entre espiritualidade, projeto de vida, saúde, qualidade de vida e valores sociais junto a comunidade interna e externa da UNISC, via as atividades de Roda de Conversa sobre Espiritualidade e Saúde. Ampliar espaços de prática de Mindfulness (meditação via Atenção Plena) no contexto acadêmico, visando divulgar sua importância como prática benéfica à saúde integral. Justificativa: o resultado das atividades realizadas na edição anterior deste projeto foi muito positivo, principalmente no que se refere ao programa de ações de Mindfulness, sendo assim, nesta edição, buscou-se ampliar a clientela atendida pelo projeto. Metodologia: Durante os encontros, é abordada a importância de uma compreensão integralista do ser humano, ou seja, um ser que é físico, mental, emocional, social, relacional, espiritual e que nesta complexidade irá se constituindo enquanto indivíduo. Nos dois primeiros encontros, são abordados, através de breves expositivas, questões como processos humanos de mudanças, coping, espirtualidade, estados ampliados de consciência, religiosidade, temporalidade e relações sócio cultural e afetiva na sociedade contemporânea. A atividade é aberta para toda a comunidade universitária e os encontros são semanais com uma hora de duração. Nos demais encontros, são realizados os exercícios pertinentes às ações de Mindfulness. A atividade caracteriza-se por uma atividade de grupo na qual cada participante pode utilizar, de acordo com suas necessidades, as tecnologias de Mindfullness, ampliação de consciência, auto conhecimento corporal e conhecimento de ações integrativas. Resultados: até o presente momento tem havido uma aderência significativa pela comunidade universitária em participar deste projeto.
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