UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO TECNOLÓGICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO CENTRO SERRA - RS
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência desenvolvida pela equipe interdisciplinar e pelos bolsistas do Núcleo de Extensão Tecnológica e de Gestão Rural para a Agricultura Familiar do Centro Serra, financiado pela UNISC através do Projeto de Extensão e das bolsas PROEXT/UNISC, pelo período de maio a agosto de 2017. O Núcleo é composto por um professor doutorando em Desenvolvimento Regional, um bolsista PROEXT/UNISC, um bolsista PROEXT/Voluntário. O projeto também conta com a parceria da EMATER/ASCAR-RS, Passa Sete e Sobradinho/EMATER, dos alunos dos cursos de graduação em Contábeis, do Sicredi, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Secretaria do Campus de Sobradinho. Os objetivos do Núcleo são: receber demandas de agricultores familiares do Centro Serra - RS relacionadas à gestão rural; auxiliá-los nos processos de registro das informações, controle gerencial e de custos; realizar o acompanhamento in loco das propriedades dos agricultores familiares que buscarem a Universidade; e desenvolver um sistema de gestão rural da propriedade adequado às necessidades dos agricultores familiares. Embora o Núcleo apresente apenas quatro meses de existência, várias atividades já foram desenvolvidas, como a aprovação do Projeto de extensão tecnológica; seleção dos bolsistas. A primeira consistiu em uma apresentação do Núcleo, e a segunda, em uma discussão sobre a importância do uso de tecnologias de gestão na propriedade rural, além da utilização das principais tecnologias de informação e de comunicação. Houve no campus da Universidade, em Sobradinho, reunião com cada produtor dos cinco produtores de forma individual para explicar o projeto e ter um conhecimento prévio da propriedade. O presente trabalho ainda não apresenta resultados finais, pois está em andamento, mas algumas considerações podem ser verificadas, como a proximidade dos agricultores com a universidade, vendo nela uma possibilidade de contribuição. A equipe, por sua vez, conheceu o rural do município e conviveu de forma mais íntima com suas mazelas e belezas, sentindo-se desafiada a qualificar os processos de intervenção. Estes resultados confirmam que a produção do conhecimento somente é possibilitada através da articulação entre o conhecimento científico dos professores, dos alunos e dos parceiros envolvidos no processo, em conjunto com o conhecimento dos próprios agricultores, adquiridos ao longo de suas trajetórias de vida, resultando assim na construção de um conhecimento híbrido que é obtido através da interface social. Assim, concluiu-se que o referido Núcleo possui uma relevância social na medida em que possibilita através da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, a produção do conhecimento e a contribuição do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC com o desenvolvimento da Região Centro Serra através do envolvimento de alunos e de professores da graduação.
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