PROPOSIÇÃO DE CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE FORNECEDORES PARA UM SUPERMERCADO DE PEQUENO PORTE

Eva Luciane Massena da Silva, Ingridi Bortolaso

Resumo


O trabalho foi elaborado com o objetivo principal de propor critérios para seleção de fornecedores em um supermercado de pequeno porte. Para isso, procedeu-se o estudo de caso do Supermercado Ponto Econômico, em Montenegro, no ano de 2016, observando os critérios usados atualmente e por meio de entrevistas e pesquisa documental realizou-se o diagnóstico da parte organizacional, focando no processo de compra e seleção de fornecedores. Nesse contexto, de pequena empresa familiar, analisaram-se as tarefas do processo de seleção de fornecedores buscando descobrir outros critérios que possam ser observados para escolher fornecedores para maior satisfação dos clientes. Por meio da pesquisa ao referencial teórico, buscou-se aliar a teoria da administração com a prática no cotidiano da organização, comprovando que o planejamento e as estratégias são importantes para a tomada de decisão dos gestores. Esse embasamento teórico propiciou ao final do estudo sugestão de melhorias que podem ser implantadas para facilitar a gestão de compras, assim como facilitar o relacionamento com os fornecedores. Baseado em todos os temas abordados neste trabalho, pode-se ressaltar a importância do processo de seleção de fornecedores para um supermercado de pequeno porte, assim como para qualquer empresa. Todos os procedimentos pesquisados podem ser amplamente estudados junto à empresa, buscando o aprimoramento dos processos. Cada detalhe da seleção de fornecedores pode fazer diferença e tornar a empresa ainda mais competitiva, como é o objetivo principal do administrador. As empresas atualmente precisam se manter competitivas no mercado, para isso todas as ferramentas disponíveis na teoria devem ser aproveitadas para melhoria dos seus processos. Este estudo vem ressaltar essas técnicas e propõe maior número de critérios a serem observados além de qualidade e preço. Analisar garantias e condições de armazenamento de produtos, por exemplo, são fatores que podem se tornar diferenciais na escolha de fornecedores que podem fazer a diferença para a empresa e para os clientes. Mesmo numa empresa de pequeno porte ou empresa familiar, esses critérios podem ser importantes para agregar valor aos produtos e sem aumentar custos, além de ser tarefa fácil de ser implantada e efetuada. Por meio do registro de informação destes critérios, futuramente, pode vir a contribuir para a economicidade da empresa, pois avaliar fornecedores pode evitar gastos ou até desperdícios com produtos sem o grau de qualidade exigido pelo cliente. Cada detalhe em relação a fornecedores é importante para a empresa, e este trabalho vem contribuir com o entendimento do processo de seleção de fornecedores. Avaliar preço, condições de pagamento, garantias, qualidade, armazenamento dos produtos, pontualidade na entrega são alguns desses fatores. Mas, como foi destacado anteriormente, através do estudo de diversos autores, esses critérios são escolhidos de acordo com as necessidades ou estratégias de cada empresa. Mantendo essas informações na empresa, torna-se mais fácil de visualizar quais fornecedores são mais importantes e até estratégicos para a empresa.



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