RESGATE DA MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO PROJETO EQUOTERAPIA DO CTG CANDEEIRO DA AMIZADE

Natielli Quoos, Camila Fernanda Roos, Ana Paula Grasel, Elizabeth Huber Moreira

Resumo


No primeiro semestre de 2017, foi realizado o Projeto Experimental em Relações Públicas junto ao Departamento de Equoterapia do CTG Candeeiro da Amizade de Vera Cruz, RS. O projeto existe há mais de 11 anos e abrange o Vale do Rio Pardo, auxiliando crianças, adultos e idosos com algum tipo de deficiência neurológica e/ou motora a desenvolver força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, através da equoterapia. Atua no município de forma totalmente gratuita, abrangendo cerca de 35 praticantes e envolvendo cerca de 20 voluntários. Assim como muitas organizações sem sua memória institucional constituída, o departamento de equoterapia do CTG Candeeiro da Amizade não registrou, de forma oficial, os serviços oferecidos e as ações realizadas ao longo dos anos em nenhum local, com exceção da memória dos envolvidos com a causa e as páginas do Jornal local. Desta forma, as acadêmicas encontraram no departamento a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da faculdade, auxiliando a organização a fazer o resgate de sua história e promovendo a integração dos públicos com a entidade. Para tal feito, buscaram compreender a história do Projeto Equoterapia através dos coordenadores e fundadores; Materializar a memória institucional através da produção de um livreto e documentário; Integrar os públicos do projeto, promovendo um momento de confraternização entre os participantes e familiares num evento de lançamento do material produzido através deste plano de comunicação. A partir da construção do diagnóstico da organização e do embasamento teórico obtido através de pesquisa, utilizaram os diversos meios da Comunicação Social para abranger as necessidades da organização escolhida. Ações desenvolvidas foram a produção do documentário sobre a história da organização (32 minutos de duração), a criação da identidade visual do Departamento, o desenvolvimento do site para a divulgação da Equoterapia e o planejamento do evento de lançamento com a mostra dos materiais que produziram ao longo do semestre. Diante das ações realizadas, as acadêmicas acreditam ter contribuído de forma positiva com a organização escolhida, pois atingiram os objetivos gerais e específicos estipulados. E também, com base nos resultados obtidos e nas avaliações feitas pelos coordenadores do Projeto, as estudantes consideram ter concluído todas as ações propostas para a disciplina com a certeza de que contribuíram com a organização; e a atividade desenvolvida contribuiu com o crescimento pessoal e profissional de cada uma delas.


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