ACESSIBILIDADE DE MOBILIÁRIO NO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA
Resumo
O projeto de extensão “Arquitetura e Saúde” é interdisciplinar, integrando os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem seu foco de atuação na intrínseca relação da reabilitação física e espacial para as pessoas. Seu objetivo é de cooperar com instituições que trabalham com populações em situação de vulnerabilidade social como crianças, idosos e pessoas com deficiência para a humanização de espaços e ambientes na promoção da inclusão, da autonomia, visando a proporcionar qualidade de vida às pessoas. Neste diálogo interdisciplinar, envolve os cuidados do corpo físico e suas relações com o espaço. Neste resumo, apresentamos o estudo de caso para o desenvolvimento de protótipo de mobiliário adaptado para acadêmica “E” do Curso de Biomedicina, portadora de necessidades especiais, para acessibilizar o Laboratório de Microscopia em suas atividades de ensino. A demanda veio através de solicitação do Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC). Para o desenvolvimento e fundamentação das ações do projeto, utilizam-se diferentes metodologias combinadas entre si: a etnográfica, a de reabilitação física e a de projeto de arquitetura. Através da análise das limitações corporais, de ambientes e atividades neles desenvolvidas, estimula a proposição de espaços mais humanos, adequando-os às realidades e necessidades corporais reais dos sujeitos. Os projetos são elaborados após diagnósticos físicos e espaciais, apresentados em forma gráfica, com plantas baixas, cortes, fachadas, vistas em 3D, especificação de materiais. No estudo de caso, “E” é cadeirante, possui diagnóstico de miolomeningocele com mobilidade de tronco reduzida. A equipe do projeto foi apresentada à acadêmica, com o acompanhamento de docentes do departamento e do NAAC. Foram realizadas entrevistas, vivências no ambiente de estudo para o conhecimento da realidade de suas limitações e necessidades. Concluiu-se ser necessário um estudo de mobiliário adaptado, visto que as bancadas do laboratório não possibilitam a utilização de microscópios pela acadêmica. Foram realizados levantamentos métricos, registros fotográficos e filmagens de como “E” usa a cadeira de rodas motorizada, os microscópios e as suas atividades de estudo. Com os estudos desenvolvidos, visamos propor um equipamento de forma que a acadêmica tivesse as mesmas possibilidades e recursos que os outros colegas no manuseio dos microscópios e que se sentisse confortável e incluída no meio acadêmico. Foram realizadas pesquisas de formas, materiais e possibilidades de uso de um equipamento com altura adaptável para propiciar tanto o uso de cadernos quanto o uso de microscópios e poder fazer seus registros de estudo.Com a pesquisa, desenvolvemos uma maquete de mobiliário em papelão para estudar como atender às necessidades estudantis de “E”. A maquete foi testada com “E” e a equipe. Após o projeto foi detalhado e apresentado a uma comissão tendo sido aprovado, executado e colocado à disposição da aluna. O projeto através de sua atuação está propiciando a qualidade de vida universitária da acadêmica “E”, com a elaboração do projeto do mobiliário adaptado, pois ele foi confeccionado e já está disponibilizado para uso no laboratório, porém, neste momento, ainda não temos a avaliação do uso que será feita a seguir. Assim, a UNISC, através deste projeto de extensão, afirma seu papel de ser uma universidade inclusiva, oportunizando o acesso à formação superior de pessoas com deficiência.
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