ACESSIBILIDADE DE MOBILIÁRIO NO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA

Helio prussiano wioppiold junior, Laura Migotto Spilimbergo, Juliana Amaral Porto, Patrícia Oliveira Roveda, Bianca Luisa Morais, Ana Carolina Machado de Souza, Israel Matheus Paulus da Silva, Rosane Jochims Backes

Resumo


O projeto de extensão “Arquitetura e Saúde” é interdisciplinar, integrando os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem seu foco de atuação na intrínseca relação da reabilitação física e espacial para as pessoas. Seu objetivo é de cooperar com instituições que trabalham com populações em situação de vulnerabilidade social como crianças, idosos e pessoas com deficiência para a humanização de espaços e ambientes na promoção da inclusão, da autonomia, visando a proporcionar qualidade de vida às pessoas. Neste diálogo interdisciplinar, envolve os cuidados do corpo físico e suas relações com o espaço. Neste resumo, apresentamos o estudo de caso para o desenvolvimento de protótipo de mobiliário adaptado para acadêmica “E” do Curso de Biomedicina, portadora de necessidades especiais, para acessibilizar o Laboratório de Microscopia em suas atividades de ensino. A demanda veio através de solicitação do Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC). Para o desenvolvimento e fundamentação das ações do projeto, utilizam-se diferentes metodologias combinadas entre si: a etnográfica, a de reabilitação física e a de projeto de arquitetura. Através da análise das limitações corporais, de ambientes e atividades neles desenvolvidas, estimula a proposição de espaços mais humanos, adequando-os às realidades e necessidades corporais reais dos sujeitos. Os projetos são elaborados após diagnósticos físicos e espaciais, apresentados em forma gráfica, com plantas baixas, cortes, fachadas, vistas em 3D, especificação de materiais. No estudo de caso, “E” é cadeirante, possui diagnóstico de miolomeningocele com mobilidade de tronco reduzida. A equipe do projeto foi apresentada à acadêmica, com o acompanhamento de docentes do departamento e do NAAC. Foram realizadas entrevistas, vivências no ambiente de estudo para o conhecimento da realidade de suas limitações e necessidades. Concluiu-se ser necessário um estudo de mobiliário adaptado, visto que as bancadas do laboratório não possibilitam a utilização de microscópios pela acadêmica. Foram realizados levantamentos métricos, registros fotográficos e filmagens de como “E” usa a cadeira de rodas motorizada, os microscópios e as suas atividades de estudo. Com os estudos desenvolvidos, visamos propor um equipamento de forma que a acadêmica tivesse as mesmas possibilidades e recursos que os outros colegas no manuseio dos microscópios e que se sentisse confortável e incluída no meio acadêmico. Foram realizadas pesquisas de formas, materiais e possibilidades de uso de um equipamento com altura adaptável para propiciar tanto o uso de cadernos quanto o uso de microscópios e poder fazer seus registros de estudo.Com a pesquisa, desenvolvemos uma maquete de mobiliário em papelão para estudar como atender às necessidades estudantis de “E”. A maquete foi testada com “E” e a equipe. Após o projeto foi detalhado e apresentado a uma comissão tendo sido aprovado, executado e colocado à disposição da aluna. O projeto através de sua atuação está propiciando a qualidade de vida universitária da acadêmica “E”, com a elaboração do projeto do mobiliário adaptado, pois ele foi confeccionado e já está disponibilizado para uso no laboratório, porém, neste momento, ainda não temos a avaliação do uso que será feita a seguir. Assim, a UNISC, através deste projeto de extensão, afirma seu papel de ser uma universidade inclusiva, oportunizando o acesso à formação superior de pessoas com deficiência.

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