ENSINO DE HISTÓRIA E HQ EM TEMPOS DE GUERRA: SUPER-HERÓIS E PROPAGANDA POLÍTICO-IDEOLÓGICA NO SÉCULO XX

Bruna Amanda Godinho Rocha, Cláudia de Oliveira Cortes, Olgário Paulo Vogt, Roberto Radünz

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é um programa que oferece bolsas para alunos de licenciatura exercerem atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, buscando incentivos ao ensino e sua valorização. Dessa forma, através do subprojeto de História, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, foi criado, em março de 2017, o projeto “Ensino de História e HQs em tempos de guerra: super-heróis e propaganda político-ideológica no século XX” em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz e aplicado na mesma, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio – 312. O trabalho ainda não foi concluído, com previsão de término em dezembro de 2017, sendo assim, o presente resumo tem como finalidade mostrar seus resultados parciais. O projeto tem como suporte e base os quadrinhos (da DC e Marvel) e a História Contemporânea, mais precisamente, os principais conflitos do século XX (Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria), tendo como base as leituras feitas pela bolsista no decorrer das suas vivências acadêmicas, com o apoio do coordenador, do orientador e da coorientadora. Possui dois eixos temáticos, sendo um deles o ensino de História através das Histórias em Quadrinhos - HQs - e o outro a publicidade vinculada a esses quadrinhos, já que os mesmos surgiram durante uma época de conflitos e faziam parte do conjunto dos meios de comunicação de massa do período. Assim sendo, essas mídias eram utilizadas como estratégia de governos para propaganda político-ideológica, uma forma de convencimento da população, inculcando valores e até mesmo crenças na mesma, como afirma Capelato (2009). Os objetivos que nortearam a pesquisa foram: investigar a contribuição das HQs em relação ao ensino de História, com a intenção de aumentar o interesse dos estudantes de uma forma distinta, possibilitando a saída das aulas tradicionais, mobilizando-os para um maior empenho nas atividades propostas; compreender também o uso dos quadrinhos como propaganda político-ideológica no século XX; além de analisar a experiência advinda desses trabalhos solicitados e realizados com a turma. Portanto, o projeto procura estimular os educandos a se tornarem agentes da construção do próprio conhecimento, seja em forma de discussões, pesquisas ou realização de trabalhos. Nesse sentido, já foram, e ainda serão, desenvolvidas diversas atividades que envolvam HQs, dentre elas é possível destacar algumas, como uma resenha crítica do filme da Mulher-Maravilha (uma adaptação da personagem e de suas HQs, que se passa na Primeira Guerra Mundial, produzido em 2017 pela diretora Patty Jenkins); tiras de quadrinhos, que remetem à Segunda Guerra Mundial, sem as falas, nas quais os alunos criaram diálogos e depois compararam com as originais; e a criação de uma História em Quadrinho sobre conflitos que ocorreram durante Guerra Fria. Embora o projeto esteja em andamento, é possível visualizar alguns resultados, sendo o mais significativo e perceptível em relação à participação dos educados nas atividades propostas, que passou a ser maior. As conclusões parciais alcançadas dizem respeito principalmente aos alunos também, com mais compreensão dos conteúdos trabalhados, o desenvolvimento de habilidades e atitudes, o estímulo da capacidade de interpretação e a retomada do prazer em aprender de uma maneira diferente, com um recurso que faz parte de suas realidades, pois as HQs são destinadas em sua maior parte ao grupo infantojuvenil.


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