NÚCLEO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL E SUAS DINÂMICAS EM 2017

Rovan de Lima Castro, Francine Morsch, César Hamilton Brito Goes, Susana Margarita Speroni

Resumo


O Núcleo de Educação Básica (NEB), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), inicia suas atividades em 1995, a partir dos grupos de trabalho do Programa Interinstitucional de Integração da Universidade com a Educação Básica – PIEB/COMUNG, com a finalidade de propor ações de Ensino, Pesquisa e Extensão voltadas à Educação Básica, buscando a formação continuada e em serviço dos docentes das redes públicas e privada. O Núcleo tem por objetivo garantir espaços de reflexão e ação sobre temas permanentes e emergentes relacionados à área de educação, fomentando e desenvolvendo atividades de Extensão e Pesquisa em Educação Básica. Promove encontros para discutir, planejar e realizar atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão propostas por seus integrantes e a articulação da Universidade com a comunidade através das atividades desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação. A prática da qualificação docente se constrói na perspectiva da formação continuada, de ações articuladas, cursos, assessorias e outras ações emergentes do cotidiano dos grupos com os quais se está trabalhando. A metodologia inclui ações permanentes nas quais são realizados dois projetos de extensão e um grupo de trabalho, que se reúnem sistematicamente para discutir temas emergentes. Também faz parte uma ação eventual na forma de curso de extensão com a duração de vinte horas oferecido para professores da rede estadual, municipal, privada, alunos pibidianos e comunidade. E, finalmente, a disciplina ofertada para os alunos do PPGEdu Doutorado. Foram obtidos como resultados a articulação de diversas instâncias institucionais do campo educacional: Secretaria Estadual de Educação, 6ª CRE, através do projeto Quando as Políticas Educacionais se Cruzam na Sala de Aula: articulação, mediação ou tensão?, com a intensão de articular as diversas instâncias institucionais do campo educacional em torno de um processo de formação continuada em serviço decorrente e concomitante a metodologia de implementação das várias políticas educacionais que afetam a sala de aula. Projeto Educação para a Paz, atinge em média vinte pessoas, com a finalidade de criar um espaço de diálogo com as escolas sobre a cultura da paz para promover o respeito aos princípios éticos da convivência humana e a resolução não violenta de conflitos. GT Educação Infantil: Projeto Poéticas e Educação das Infâncias, atinge aproximadamente vinte pessoas, e promove a interlocução entre o grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Infância, Linguagem e Educação do PPGEdu, com acadêmicos e professores das redes municipal, estadual, privada e demais interessados. O Curso de Formação de Professores do NEB, uma ação eventual, foi realizado com o Encontro de Inverno do PIBID com o seguinte tema, Cotidiano Educacional: das políticas públicas à ética e cidadania em sala de aula, atingiu em torno de 300 pessoas. O Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu, por meio da disciplina Pesquisa e Educação Básica realiza ações de formação continuada de professores por doutorandos/as do PPGEdu, e atinge por volta de 150 pessoas.

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