INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO COMPORTAMENTO DOS COLABORADORES DA METALÚRGICA MOR: UM ESTUDO DE CASO

Elisabete Diehl, Maribel Fatima Gerhard

Resumo


O presente trabalho propôs uma pesquisa descritivo-exploratória, por meio de um estudo de caso, com o objetivo geral de verificar a percepção dos clientes internos da Metalúrgica Mor em relação às principais características formadoras da cultura organizacional. Para isso, foi aplicado um questionário a um grupo de colaboradores da empresa, visando identificar o modo como essas pessoas visualizam a cultura da organização. A amostra foi constituída por 82 funcionários da área produtiva, 65 colaboradores do setor administrativo e 55 funcionários da área de apoio, perfazendo um total de 202 colaboradores. De forma geral, observou-se que os principais componentes que moldam a cultura organizacional na Metalúrgica Mor são os valores, a história da empresa, sua missão e crenças. Foi possível verificar que a maioria do grupo pesquisado percebe a cultura da empresa, fator que contribui para a formação da identidade da organização. Ainda assim, foi constatada a presença de um grupo de pessoas o qual possui pouco ou nenhum conhecimento em relação aos elementos que moldam a cultura da empresa. Verificou-se também que o modelo de gestão é mais flexível e participativo, onde os colaboradores atuam num ambiente aberto a sugestões, novas ideias e opiniões relativas ao trabalho. Ao final da pesquisa, expõem-se algumas sugestões, objetivando melhorar alguns aspectos encontrados através da coleta e análise de dados.  Palavras-chave: Percepção. Cultura organizacional. Gestão flexível. Identidade da organização.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

Apontamentos

  • Não há apontamentos.