OFICINA DE HISTÓRIA DAS MULHERES: NÓS TAMBÉM TEMOS HISTÓRIA!

Rafaela Spindler, Marília Daniel Stölben, Marília Daniel Stolben, Camilo Darsie

Resumo


Este trabalho tem como objetivo expor as atividades concluídas durante a oficina de História das Mulheres, realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, localizada no centro da cidade de Santa Cruz do Sul - RS. Essa oficina foi possibilitada pelo Subprojeto Interdisciplinar, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). A partir de problematizações feitas ao longo do curso de História e das reflexões tiradas de nossas vivências como mulheres, estudantes e futuras professoras, observamos uma notável falha no que se refere a abordagens que envolvam a História das Mulheres ou quaisquer participações delas como sujeitos atuantes, políticos e de direitos, com voz e histórias significativas a serem estudadas, dentro dos currículos escolares, em particular, nos currículos voltados ao ensino de História. Pensando, portanto, na importância de um ensino amplo, voltado para o estabelecimento de condições de igualdade de gêneros, do respeito à diversidade e da formação de cidadãs e cidadãos conscientes da sociedade em que vivem e participam, destacamos a necessidade de atividades voltadas a essa parte da história, até então, silenciada. Assim, realizamos o planejamento de uma oficina dentro da escola Santa Cruz. Visto que o enfoque da oficina foi, em seu planejamento base, buscar não só introduzir e suprir as lacunas em relação às mulheres no que se refere aos conteúdos de história, mas também buscar desenvolver o debate, o senso crítico, a capacidade de se localizar dentro da sociedade contemporânea, foram pensadas atividades voltadas para alunas e alunos do Ensino Médio, baseadas em conteúdos básicos de História, complementares aos  vistos em aula. Realizamos, então, a partir da conclusão do planejamento da oficina, um período de ampla divulgação dentro da escola, colando cartazes em pontos estratégicos e transmitindo recados em todas as salas de aula das turmas de 1º ano do Ensino Médio aos 3º anos. O convite foi aberto a todas as turmas de Ensino Médio, tanto para homens como para mulheres, visto que o objetivo era o aprendizado e a (des)construção. No entanto, durante todo o período de realização da oficina, nenhum aluno homem compareceu às reuniões. Por fim, construímos como resultado final dessa oficina, após inúmeros debates e rodas de conversa, fanzines feitos com recortes de revista e jornais disponíveis na escola, com o objetivo de retratar a situação atual das mulheres na sociedade ou algum dos conteúdos vistos dentro da oficina que mais chamaram a atenção das alunas. Esses fanzines foram expostos na biblioteca e a pedido das participantes da oficina, eles foram guardados com elas para recordação da oficina.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.