ESTUDO, INTERPRETAÇÃO E CONFECÇÃO DE JORNAIS EM SALA DE AULA.

Franciele Ribeiro Rodrigues Dorfei, Mariele Henn Heck, Rafaela Limberger, Olgário Vogt

Resumo


Este trabalho se refere a um Jornal desenvolvido em uma disciplina do curso de História na Universidade de Santa Cruz do Sul. Ele foi elaborado na disciplina de Rio Grande do Sul II, e se refere a fatos históricos ocorridos durante a Revolução de 1923, adotando um posicionamento, uma influência e um propósito. Dessa forma, aborda a importância de trabalhar os jornais como fontes de pesquisa histórica e, além disso, como recurso metodológico para a construção do conhecimento em sala de aula. Os jornais nos demonstram uma face dos eventos ocorridos que é contada por personagens da história que são diferentes dos que geralmente se tem conhecimento. Normalmente, a forma que se tem acesso à história é através de livros produzidos por historiadores representantes de uma escola historiográfica. O jornal é escrito e composto por outros autores, não estudiosos dos fatos, mas por sujeitos que viveram, interpretaram e, muitas vezes, podem ter sido contaminados e influenciados por estarem envolvidos no calor da disputa. Quando falamos do estudo, nos referimos a compreender acontecimentos que se pretende interpretar e estudar no jornal para depois poder confeccionar o próprio jornal com uma visão, uma influência e um propósito. Quanto à interpretação, ela está ligada ao estudo, pois neste caso torna-se necessário avaliar a atuação destes personagens que escreveram a respeito de acontecimentos nos jornais e também interpretar o que estes personagens queriam dizer, se sofreram influências e qual o propósito da publicação. A confecção de um jornal é um recurso didático excepcional, pois enquanto o discente monta o jornal, ele tem a facilidade de absorver criticamente o conteúdo. Além disso, trata-se de uma proposta alternativa de trabalhar o conteúdo e também de compulsar com fontes históricas. Ao desenvolver o que é proposto neste trabalho, pode-se abordar os conteúdos de forma mais superficial nos anos finais do ensino fundamental e aprofundar no ensino médio. Hoje há diversos meios de se ter acesso a acervos de jornais online que estão disponíveis para a pesquisa em diferentes sites. O acesso ao jornal pode colaborar para tornar o ensino de história mais interessante e produtivo. Como conclusão, ao confeccionar este jornal na disciplina de Rio Grande do Sul II, utilizando-se de interpretação e desenvolvimento, tivemos a experiência de um trabalho prático e lúdico, analisando outras fontes de pesquisa histórica que nos fez problematizar os posicionamentos dos personagens históricos e dos que redigiram os conteúdos naquele momento e também nos fez absorver o conteúdo de forma mais significativa do que no ensino tradicional.


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