PLANO DE NEGÓCIOS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO

DORÂNGELA RETZKE, Alessandro D Agostini Nicolini, LÍGIA MARGARETE MALLMANN

Resumo


Ferramenta essencial para auxiliar no processo decisório, o Plano de Negócio está diretamente relacionado ao empreendedorismo e é amplamente utilizado para estudos de viabilidade de novos negócios, bem como para auxiliar na gestão de negócios em operação. O estudo objetiva a elaboração de uma proposta de Plano de Negócio para a Bolt T.I., a pesquisa busca identificar o plano mercadológico da empresa, incluindo mercado, competidores, clientes e fornecedores; verificar as estratégias de marketing utilizadas; e averiguar a estrutura financeira da empresa. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, para tanto, realiza-se um detalhado embasamento teórico acerca dos assuntos Plano de Negócio, empreendedorismo, marketing e modelos de negócios Canvas com pesquisa in loco. Concluiu-se que o mercado está retraído e não opera em um momento comprador, contudo, a microempresa possui fatores críticos de sucesso bastante perceptíveis como a agilidade no atendimento e o preço competitivo e deve se utilizar desses recursos para aumentar seu marketshare. Há falta de clareza quanto aos serviços e benefícios oferecidos ao cliente, pois estas definições são verbais. Uma solução simples neste caso será a confecção de um material de venda específico para atendimentos mensais com todos os detalhes e valores mostrados de forma clara e com opções que possibilitem a escolha do plano de acordo com as características do cliente potencial. A empresa também mostra carência de material de vendas para outros serviços e mercadorias, que além dos benefícios para o cliente, também poderiam conter informações sobre o modo operante da empresa, missão e valores pessoais, pois, segundo Chiavenatto (2004), saber fabricar um bom produto ou prestar um bom serviço não é suficiente para que uma empresa obtenha sucesso no mercado. É necessário, acima de tudo, convencer os possíveis consumidores a comprar o seu produto e/ou serviço. Deve-se atentar com a mesma energia aos clientes atuais atendidos pela microempresa. Verifica-se a falta de uma boa prática para recebimento e tratamento do feedback do cliente. Segundo Kotler (2001) o principal é manter os clientes atuais e desenvolver cada vez mais o relacionamento existente. Um cliente perdido representa mais que a perda da próxima venda; a empresa perde o lucro de todas as compras futuras daquele cliente, para sempre. E ainda há o custo de reposição daquele cliente – de acordo com pesquisas do TARP (Target Audience Rating Points), o custo incorrido para atrair um novo cliente é cinco vezes maior que o custo para manter um cliente atual satisfeito. Assim, identificou-se que a empresa estudada não faz uso dessas ou de outras ferramentas de gestão, concentrando-se apenas em seu objeto e em um controle financeiro limitado.

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