UMA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO ESCOLAR

Luciana Blank, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Hass

Resumo


INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES, Subprojeto Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/Unisc possibilita a prática em ações voltadas para a gestão escolar que visam conhecer e compreender o processo administrativo e organizacional da escola. Durante o primeiro semestre do ano de 2017, foram realizadas atividades de gestão na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, localizada no município de Santa Cruz do Sul - RS. OBJETIVO (S): O principal objetivo é o de acompanhar o trabalho da equipe diretiva no desenvolvimento de ações que norteiam o educandário, vivenciando situações administrativas, proporcionando compreender, na realidade escolar, o aprendizado construído no decorrer do curso. METODOLOGIA: A Equipe de Gestão que está à frente da escola é nova, uma vez que em decorrência de alguns problemas internos na escola, fez-se necessária a troca da equipe de gestão. A nova equipe que assumiu exerce suas funções de forma democrática, dando oportunidade a todos de expressar suas opiniões e sugestões para o melhor andamento das atividades administrativas e docentes. As atividades com a Gestão são realizadas no turno da manhã todas as sextas-feiras. No contato inicial com a equipe diretiva, cada componente, direção, supervisão, orientação e psicopedagoga, relataram suas atribuições e funções. Nas reuniões semanais, participo das atividades de planejamento, tomando conhecimento das tarefas que serão desenvolvidas ao longo da semana e quais cabem a eu realizar. RESULTADOS: Com os trabalhos desenvolvidos na escola, junto à nova equipe diretiva, foi possível perceber uma melhora de comunicação entre professores, alunos e diretoria, na busca pelo respeito e o diálogo na resolução das questões do cotidiano. Sejam resoluções de problemas, críticas, sugestões de melhoria e participação de todos, para que esses fatores norteiem uma escola democrática. CONCLUSÃO: Durante o primeiro semestre, identificou-se que as tomadas de atitudes a partir das intervenções com a equipe direta são de extrema importância para o desenvolvimento da escola. Dessa forma, a gestão escolar deve ser exercida com muita responsabilidade e de forma democrática, pois abrange todas as questões da escola. Esta experiência possibilitou conhecimentos importantes e um entendimento mais amplo da realidade de uma escola do nosso município, conhecendo um pouco dos desafios e perspectivas das escolas na atualidade.

Palavras-chave: PIBID; Gestão; Equipe Diretiva.


 

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.