ATRAVÉS DO TEXTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA

Greici Pires, Andréia Luísa Schirmann, Fátima da Costa Silva, Isamara de Oliveira, Ângela Cogo Fronckowiak, Cristiane Dall Cortivo Lebler

Resumo


O presente resumo visa a compartilhar nossas experiências, enquanto bolsistas do Subprojeto Letras Português PIBID/UNISC, envolvidas com oficinas nas turmas de anos finais do Ensino Fundamental da E.M.E.F. Santuário, na cidade de Santa Cruz do Sul. O objetivo do trabalho é discutir como a leitura literária e o estudo de texto, através do uso do gênero conto (terror), conduzem eficazmente às práticas leitoras e aos valores próprios do ideal de leitor que se quer formar. Na busca desse intuito, nos valemos de propostas de leitura e escrita, todas elas com a finalidade de ajudar o aluno a gostar de ler e de escrever em sua língua materna. Com base nos estudos de Magda Soares (2011), buscamos vivências de leitura na sala de aula em que a escolarização fosse positiva. Assim, propusemos apresentar aos alunos uma seleção de textos narrativos adaptados por Telma Guimarães, do autor Edgar Allan Poe, contribuindo para seu letramento amplo. Partindo desse plano, realizamos leituras para instigar a imaginação e a criatividade dos alunos. Para isso, nos preparamos antecipadamente, lendo os textos para nos apropriarmos e envolvermos os alunos com o nosso dizer. Essa atividade resultou na produção e na leitura de textos narrativos (contos e microcontos de terror) e contribuiu para o ato de ler e escrever, o que se tornaria mais difícil em atividades escolarizadas. Posteriormente, os contos foram impressos em formato para cartaz, os quais foram confeccionados pelos alunos. Primeiro, os estudantes digitaram seus contos e microcontos no laboratório de informática. Após, escolheram livremente imagens que decidiram ser relacionadas à temática terror. Por fim, o material foi impresso, colado e plastificado em folhas de cartona e customizado por cada discente. Os cartazes foram apresentados na mostra de trabalhos do educandário e, após, foram expostos no mural da escola. Tal proposta contribuiu, assim, para o gosto pelo ato de ler e de escrever, o que se tornaria mais difícil em atividades escolarizadas. Acredita-se que a leitura literária não tem compromisso direto com a informação, a questão mais importante é a intenção e os objetivos da leitura e o estudo de texto, que conduzem eficazmente às práticas leitoras e aos valores próprios do ideal de leitor que se quer formar. Concluímos que repensar a forma de fazer leitura na escola e usar recursos que beneficiem e incentivem os alunos no seu aprendizado é de fundamental importância, proporcionando maior conhecimento da nossa língua, vista de forma mais dinâmica e divertida.

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