CONSERVANDO O TRADICIONALISMO SUL-RIOGRANDENSE

Joice Daiane da Silva, Victor Armani dos Santos, Camilo Darsie, Ernesto Luiz Alves

Resumo


Neste trabalho, apresentamos o projeto “Conservando o tradicionalismo do sul-rio-grandense”, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, localizada no estado do Rio Grande do Sul, no município de Santa Cruz do Sul. As experiências relatadas possuem vínculo com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), mais especificamente, do Subprojeto Interdisciplinar. Assim, as práticas visam a conservar os costumes tradicionalistas da região Sul, sendo eles; a dança e a história do estado como focos principais, construindo assim, com os alunos, um novo olhar cultural que muitas vezes tem difícil abordagem em sala de aula. Portanto, tem como finalidade aprimorar o conhecimento dos alunos, de uma maneira diferenciada, por meio de atividades dinâmicas. Para tanto, fazemos a utilização de uma sala multiuso, onde ocorrem as aulas práticas de danças, essas práticas são intercaladas com aulas expositivas dialogadas através de slides, mostrando as diversas riquezas do nosso estado, fazendo a interação do campo histórico com o campo geográfico. É de grande relevância para a formação do licenciado ter a oportunidade de estar vinculado ao ambiente escolar, adquirindo experiência. Para suceder tais atividades, utilizamos de materiais como a caixa de som, notebook, projetor, quadro branco e canetão. Até o momento, concluímos que as atividades aplicadas com turmas de terceiro a quinto ano do ensino fundamental apresentam em grande parte resultados satisfatórios, os alunos vêm demonstrando grande empenho e interesse nas aulas. Analisar o que pensam professores e alunos sobre a presença da dança como componente educativo na cultura da escola, pois entendemos que dar visibilidade aos significados atribuídos por professores e alunos em relação à dança como parte do currículo escolar, nos possibilitará contribuir para discussões que consideram sua potencialidade educacional, ou seja, como elemento educativo, artístico e cultural no ensino escolar. Sempre que falamos em história das danças, deveremos ter o cuidado de não afirmar origens, pois existem muitas controvérsias sobre este tema até porque o mesmo ritmo é encontrado em várias partes do mundo, mudando apenas as características que cada região possui. As Danças Gaúchas são as mais coreográficas danças brasileiras e são marcadas pela influência das culturas espanhola, portuguesa e francesa. As danças gaúchas estão impregnadas do verdadeiro sabor campesino do Rio Grande do Sul; são legítimas expressões da alma gauchesca. Em todas elas, está presente o espírito de fidalguia e de respeito à mulher, que sempre caracterizou o campesino rio-grandense. Às vezes, também, a dança gaúcha é caracterizada por movimentos e sapateados fortes e até violentos. Em seus volteios, exige grande esforço dos dançarinos, chegando, em alguns casos, apresentar-se como um desafio de perícia, agilidade e audácia

 Palavras Chaves: História – Geografia – Dança 


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