EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: UM RELATO DA PRÁTICA DIDÁTICA POR MEIO DE JOGOS
Resumo
Neste trabalho, são apresentadas práticas didáticas desenvolvidas em 3 turmas de nono ano, do Ensino Fundamental, do turno da tarde, do Colégio Estadual Professor Luís Dourado, situado em Santa Cruz do Sul / RS. Tais práticas fizeram parte das atividades do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As práticas tiveram como objetivo reforçar os conteúdos explicados pela professora titular das turmas de maneira dinâmica e extrovertida e foram realizadas a partir de grupos de estudantes, tendo em vista, também, ampliar suas experiências com trabalho em equipe. No que diz respeito à formação da bolsista, serviram para a familiarizar com o contexto docente, tanto no que se refere ao planejamento e à aplicação didática quanto ao ambiente escolar. O tema abordado foi “o Continente Europeu”, mais especificamente, as questões relativas aos países que formam o continente, considerando suas capitais, mares e localizações. Os alunos foram divididos em 5 grupos que receberam mapas da Europa apenas com números em lugar dos nomes de cada país, dos mares e do oceano que estavam sendo trabalhados. Juntamente, cada grupo ganhou um envelope que continha plaquinhas com os nomes correspondentes aos números apresentados no mapa. Assim, as placas deveriam ser fixadas sobre o mapa, nos pontos em que achavam que se localizavam. Antes da atividade começar, os alunos tiveram 5 minutos para revisar conteúdos e, após, tiveram 15 minutos para realizar a atividade sem consulta. Depois de feito, cada grupo socializavam suas respostas e os acertos eram registrados em uma tabela, sempre sendo reforçada a resposta certa. A atividade aconteceu como havia sido prevista, sem nenhum problema ou empecilho, em todas as turmas. Os alunos gostaram muito e alguns até pediram para que trabalhos como esse acontecessem mais vezes. No geral, a maioria dos grupos foi bem, mas alguns tiveram muitos erros, fato que possibilitou, de forma lúdica, a revisão de tópicos que representavam dificuldades. A professora titular também pode ser beneficiada com a atividade, pois foi possível que ela avaliasse o quanto havia de significado acerca do conteúdo que havia trabalhado no que se refere aos alunos. Para a bolsista, este projeto foi muito produtivo, pois representou a primeira atividade didática de um grande percurso de preparação para a docência. Assim, foi possível se ter uma ótima noção empírica acerca da prática docente.
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