APRENDIZAGENS NA MONITORIA: FAZENDO A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO

Marla Solange Machado, Carla Lavínia Pacheco da Rosa, Helga Haas

Resumo


INTRODUÇÃO: Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES, subprojeto 1 - Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, desenvolvi meu trabalho na modalidade de monitoria, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, localizada no bairro Faxinal, com uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental. As atividades foram realizadas no primeiro semestre de 2017. OBJETIVOS: Participar do planejamento da professora titular, apresentando de quinze em quinze dias propostas de atividades que possam ser trabalhadas com os alunos em sala de aula. METODOLOGIA: A monitoria ocorreu uma vez na semana, nas terças-feiras. Primeiramente fizemos uma sondagem para conseguirmos diagnosticar o nível de construção da escrita de cada aluno. Procurei analisar as necessidades recentes dos estudantes, incluindo o que já havia sido diagnosticado anteriormente pela professora, concluímos que a maior dificuldade dos alunos está no uso da ortografia em sua produção escrita. Então, conforme o combinado, de quinze em quinze dias, planejo atividades para trabalhar com os alunos que auxiliem na construção e conhecimentos sobre a ortografia. Durante o primeiro semestre do ano, levei para os alunos exercícios de ortografia, revisamos e aprofundamos as questões sobre a acentuação, exercícios de escrita, nos quais eles deveriam escrever as palavras que foram escritas no quadro do modo convencional. A atividade buscou compreender as necessidades de cada um e como eu poderia planejar as atividades. RESULTADOS:  Depois dos exercícios sobre ortografia terem sido iniciados na sala de aula, percebi melhora na linguagem oral e escrita dos alunos. As propostas de exercícios foram bem aceitas pelos alunos, que mostraram grande interesse na realização das atividades e sugeriam atividades que podíamos trabalhar. Após a avaliação, nota-se que a forma como esse conhecimento está sendo trabalhado foi importante e os novos conhecimentos estão, gradativamente, sendo compreendidas. CONCLUSÃO: Poder acompanhar os alunos dentro das escolas, durante o nosso tempo de formação, é um benefício magnífico oferecido pelo PIBID para os estudantes das licenciaturas. Nem sempre conseguimos imaginar ou viver situações que ilustrem as aprendizagens pretendidas na formação oferecida na universidade, mesmo que os professores se esforcem para isso. Poder participar do dia a dia no espaço profissional é algo que fortifica a formação e nos torna melhores professores, pois experenciamos a docência antes mesmo de atuarmos como professores formados.


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