INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE RESINA EM UM COMPÓSITO LAMINADO SANDUÍCHE

Autores

  • Tarcisio Reolon Gelaim UNISC
  • Josué Fernando Neumann UNISC
  • Lara Justine da Silva UNISC
  • Fabrício Egert UNISC
  • Jorge Luiz Rodrigues Marques UNISC

Resumo

Materiais laminados têm sido utilizados na fabricação de aeronaves, principalmente por sua alta eficiência estrutural (capacidade de carga em função de peso da estrutura) e tal fato requer estudos mais aprofundados para chegar a materiais melhores e aprimorados. Diversos estudos já foram feitos nessa área pelos bolsistas de extensão do projeto Aerodesign da UNISC, mas sempre variando fibras e núcleos, não a resina. O principal objetivo desse trabalho é o de efetuar diferentes variações de resina em estruturas-sanduíche compostas por lâminas de fibra de carbono nas extremidades revestindo um núcleo menos denso de madeira-balsa 1/8". Uma das análises requeridas consiste na análise das curvas de tensão e deformação, bem como análise do modo de falha do material, que é desejado pelo rompimento da fibra de carbono e não por compressão do núcleo. Outra avaliação a ser feita consiste na verificação de características ortotrópicas do material, comportamento da propagação da fibra até o rompimento, visando mapear erros e gerar soluções na construção das amostras. Utilizou-se um sistema de laminação manual (no qual se aplica com um pincel e de forma gradativa ao longo da chapa selecionada) com cura a vácuo (sistema de bolsa-feira para reter o ar e gerar um vácuo que ajuda a pressionar a peça, distribuindo a pressão de forma mais homogênea e impedindo que a resina fique em bolhas ou locais ruins), com uma bomba de 6cfm. Para a laminação das amostras foi feito um sistema de controle de processo com peso de todos os componentes antes e depois do processo, para verificar qual a porcentagem de resina iria ficar retida no processo (pincel, plástico, copos). Os corpos de prova foram cortados de uma chapa grande feita com o intuito de se manter homogênea a aplicação de resina ao longo da chapa. Todos os membros utilizados para a laminação da chapa foram instruídos e treinados em conjunto para que o resultado fosse o mais coerente possível, através de um trabalho em equipe qualificado. Os resultados analisados mostraram uma variação muito pequena na resistência mecânica das amostras, em função de que o sistema por si só removeu a quantidade de resina suficiente para que ficassem com a densidade e a mesma resistência, ou equivalente. Para trabalhos futuros pretende-se variar a resina disponível para outras combinações de material compósito em estrutura-sanduíche, como com fibra de carbono em trama twill, fibra de aramida, núcleo de divinycell H60, honeycomb de aramida, entre outros. 

Biografia do Autor

  • Tarcisio Reolon Gelaim, UNISC
    UNISC
  • Josué Fernando Neumann, UNISC
    UNISC
  • Lara Justine da Silva, UNISC
    UNISC
  • Fabrício Egert, UNISC
    UNISC
  • Jorge Luiz Rodrigues Marques, UNISC
    UNISC

Publicado

2017-10-10

Edição

Seção

Ciências Exatas da Terra e Engenharias