APRIMORAMENTO DO MÓDULO AGENTE PEDAGÓGICO MAGA VITTA UTILIZADO NO JOGO EDUCACIONAL CITTÀ

Beatriz Lux, Clarel de Menezes Spies Filho, Andréa Aparecida Konzen

Resumo


O uso de personagens animadas com características humanas vem sendo empregado em jogos educacionais com o propósito de contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes. Estes personagens podem agrupar características envolvendo habilidades pedagógicas e emocionais, caracterizando agentes pedagógicos afetivos. No jogo educacional Città, a cidade é construída de forma colaborativa pelos usuários do jogo, com o objetivo de satisfazer as necessidades da população ao mesmo tempo em que se deve manter o equilíbrio ecológico da mesma. No jogo, concebido através do projeto CIVITAS - Cidades Virtuais: Tecnologias de Aprendizagem e Simulação, que estuda o desenvolvimento de um simulador de cidades virtuais voltado para o ensino sobre o meio ambiente existe um agente neste contexto, chamado Maga Vitta, o qual já está em uso em escolas. Maga Vitta é um agente pedagógico que tem como objetivo principal cuidar do equilíbrio ecológico da cidade. O agente não realiza nenhuma orientação direta, mas adverte, informa e questiona quando as ações tomadas afetam a sustentabilidade ecológica da cidade construída, enquanto motiva o aluno durante este processo. Visando contribuir para o processo de aprendizagem, estudaram-se os benefícios do uso de emoções e agentes afetivos no processo, este trabalho tem como objetivo melhorar os aspectos da interface do agente, intensificando as animações do agente Maga Vitta, tornando-o mais realístico. Para isto, espera-se desenvolver um novo modelo animado de personagem para o agente, com módulo corpo integrado, o que é destaque. Este personagem será animado computacionalmente, permitindo que o agente tenha expressões faciais e gestos relacionados com o corpo, o que também contribui para o processo de aprendizado, conforme estudo realizado. A pesquisa iniciou-se pela procura de referências bibliográficas para obter informações sobre o estado atual da implementação do jogo, modelagem para um novo corpo do agente Maga Vitta e procedimentos necessários para realizar a animação, para então implementar sua nova interface no jogo, desta forma, espera-se alcançar os objetivos citados anteriormente. A modelagem digital do corpo é feita através de técnicas da Computação Gráfica, através da manipulação de formas geométricas, aplicação de luz, textura e rigging, que seria a etapa de criação do esqueleto do personagem, que possibilitará sua animação. O trabalho é caracterizado como de natureza qualitativa, pois se espera avaliar o novo agente no que diz respeito à melhoria na interação com o usuário, pois ao serem feitas contribuições para a interface do agente do jogo, cria-se uma interação mais atrativa para o usuário, de forma que são esperadas otimizações no processo de aprendizagem quando ele é utilizado. Para avaliar os resultados esperados, serão realizados testes comparativos entre a interface antiga e a nova interface do agente, e também, validar o uso da nova interface do agente com alunos do ensino fundamental. 


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