APLICAÇÃO DE BPMN E PRINCÍPIOS ENXUTOS PARA O REDESENHO DE FLUXOS DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO NO DEPARTAMENTO DE ÁUDIO E VÍDEO DA UNISC

Wagner Ribeiro Fortes, Thais Christina Webber dos Santos

Resumo


Toda organização, de qualquer ramo de atividade, naturalmente almeja o sucesso. Aliado a isso, é inevitável que ela também pense em como tornar seus processos de negócio mais eficientes. Com o atual cenário econômico mundial, países como o Brasil, ainda identificam muitas dificuldades e incertezas que ameaçam a recuperação da economia.  Instituições de ensino se veem obrigadas a reduzir custos. Sendo assim, este trabalho aborda um estudo de caso no setor de Áudio e Vídeo da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), instituição presente na cidade de Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. O Áudio e Vídeo é um setor chave para que os demais setores usuários fluam da melhor maneira possível dentro da organização. Dentre suas atividades destacam-se: reservas de salas de aula; reservas e gerenciamentos do Auditório Central e Mini Auditórios da UNISC; reservas de equipamentos e sua instalação nas salas de aula; suporte técnico nos equipamentos instalados nas salas como também aos professores e seus equipamentos próprios; também atua em filmagens, videoconferências e sonorizações dos diversos eventos dentro e fora da Universidade, como as cerimônias de colação de grau, por exemplo. Tendo em vista a ampla área de atuação, é inevitável que o setor vivencie constantemente a falta de monitoramento e a dificuldade de um gestor analisar e alterar processos baseados apenas por intuição. Cito o problema de desgaste tanto para usuários quanto para funcionários responsáveis em relação à organização das formaturas de graduando e também todas as demais atividades. O desperdício de tempo, financeiro, recursos humanos, ineficiência, retrabalho e acúmulos de estoque. Também a insatisfação dos usuários pelo ruído de informação, muitas vezes imprecisa e equivocada, além da demora no atendimento para resolução de problemas no suporte aos equipamentos nas salas. Por isso, torna-se pertinente a adoção de ferramentas que permitam tornar esses serviços mais eficientes. A utilização de instrumentos como o Lean é uma das opções, porque através de metodologias simples, mas eficazes, consegue-se criar valor e minimizar o desperdício, de maneira a satisfazer o cliente, neste caso os usuários. Portanto o objetivo deste trabalho é mapear, modelar e analisar processos organizacionais para redução de custos no setor de Áudio e Vídeo da UNISC, utilizando aplicação BPMN e princípios enxutos, com um foco em minimizar o desperdício de insumos, tarefas desnecessárias ou repetitivas, retrabalho, muitas vezes, o que acarreta em perdas que podem ser quantificadas em tempo e em qualidade de atendimento aos usuários. Ao final buscou-se também combinar diferentes técnicas de modelagem com intuito de aumentar a representatividade e as possibilidades de otimização de processos através de modelos e avaliar a aplicabilidade da combinação das técnicas de gestão de processos no estudo de caso selecionado, de forma a propiciar um plano de melhorias para o Setor.


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