OFICINA DE INFORMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E MONITORIA INTERDISCIPLINAR

Lucimara Queiroz, Ivan da Rosa, Viviane Muller, Marcia Kniphoff da Cruz

Resumo


O Subprojeto de Informática (SI) compreende um dos projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizado através da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), é apoiado financeiramente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O SI oportuniza aos estudantes de Licenciatura em Computação a experiência em escola, estando na condição tanto de estudante universitária quanto de professora em formação, algo a ser muito valorizado nos dias atuais, levando em conta a situação da educação no Brasil. A metodologia compreende trabalho em dupla em escola pública junto ao Ensino Médio. O SI conta com professores orientadores na UNISC e supervisão de uma professora que atua na escola. A oficina é realizada durante o turno da noite e procura-se potencializar o domínio tecnológico por parte dos alunos e também desafiar seu lado crítico e criativo, assim como a valorização de suas ideias na maioria dos exercícios propostos. Os encontros das oficinas acontecem semanalmente no laboratório de informática da escola que, apesar de uma ótima estrutura, tem carências na manutenção das máquinas. Muitas vezes, as máquinas não possuem condições de serem usadas para trabalho específico que exija pesquisa e utilização de internet e restringe a utilização de softwares específicos relacionados às áreas de conhecimento solicitados por professores. Além da oficina de introdução a informática básica para o Ensino Médio, atua-se também, com monitoria interdisciplinar, prestando auxílio aos professores durante a utilização do laboratório. Os Resultados apresentam-se muito bons. Percebe-se o interesse dos alunos em tudo o que é ensinado e sua dedicação para que toda tarefa solicitada seja realizada da melhor maneira possível. Os bolsistas da Licenciatura em Computação integrantes do SI sempre acolhem questionamentos e estão dispostos a ajudar e solucionar dúvidas, explicando o conteúdo da oficina como um todo e após individualmente, se necessário de diferentes maneiras até que fique claro para todos. Todas as necessidades são atendidas, inclusive, se é necessário repetir, retomam-se questões anteriores durante a aula corrente para que ocorra verdadeira assimilação. Avalia-se constantemente o nível de conhecimento dos alunos e incentiva-se seu interesse, e como se tratam de jovens entre 15 e 17 anos é necessário adequar-se ao seu estilo de vida que é acelerado, curioso e ao mesmo tempo ocioso. A atuação exige paciência, pois os estudantes do ensino médio apresentam dificuldade de pensar sozinhos. No geral, são todos muito visuais, necessitando de vários exemplos para resolver problemas simples que empregam lógica de pensamento. Conclui-se que SI/PIBID/UNISC contribui muito para a vida pessoal dos bolsistas que são professores em formação e de toda a comunidade escolar. Aprende-se a valorizar muito o olhar crítico de alunos e sua capacidade de criar, pois, além de serem alunos, possuem sentimentos e aspirações. Outro fator importante para o aluno da Licenciatura em Computação bolsista SI é a troca de experiência com professores de outras áreas, oportunizando uma visão de atuação futura na docência, na área da Computação e das Tecnologias Computacionais.

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