ELABORAÇÃO DE UMA PESQUISA DE MERCADO PARA ANÁLISE E DEFINIÇÃO DE UM PÚBLICO ALVO E DE CRITÉRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM VEÍCULO OFF-ROAD DO TIPO BAJA
Resumo
A pesquisa de mercado é um estudo que permite a coleta de informações que possam identificar problemas e objetivos, tornando-se uma ferramenta de orientação para a tomada de decisões. Tendo isso em vista, foi criado uma série de perguntas para identificar e conhecer os compradores em potencial de um veículo off-road do tipo baja. A pesquisa fornecerá as características nos aspectos quantitativos e qualitativo. Sendo os quantitativos: o potencial de mercado, participação da empresa no mercado, concorrentes, entre outros; e os qualitativos: o estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, entre outros. Para que se possa traçar o público-alvo é necessário que se realize uma análise do perfil e das características dos clientes. Isso possibilitará ter uma noção de qual será o tamanho do mercado que será atingido, procurando se encaixar na fatia em que mais trará vendas e lucratividade e identificando a quantidade e o volume que o mercado é capaz de absorver e a que preço estes produtos poderão ser comercializados. Uma boa pesquisa junto aos consumidores em potencial indicará como o veículo será recebido e quem se interessará por ele. Informará, ainda, quais são os aspectos técnicos que o consumidor julga principal na hora da escolha por um veículo deste tipo. Para que a pesquisa seja eficaz, é explicado o que é um veículo do tipo baja, suas características e sobre quem projeta e fabrica o protótipo do carro. As perguntas foram divididas em cinco grupos, cada um com objetivos específicos, sendo eles: Dados Pessoais, Aspectos Pessoais, Aspectos Técnicos, Priorização e Produto/Mercado. Estabeleceu-se um roteiro simples a ser perguntado aos entrevistados, podendo ser feito pessoalmente ou pela internet. Inicialmente, será perguntado se há interesse em responder sobre o assunto. Se sim, o entrevistado irá preencher no primeiro grupo, seus dados pessoais, como gênero, idade, renda familiar, estado civil, nível educacional, se possui filhos e estado de residência. No segundo grupo, será preenchido os aspectos pessoas quanto ao seu perfil, se o indivíduo possui algum hobby, se gosta de atividades com adrenalina e que envolvem veículos off-road e se possui alguma experiência com este tipo de veículo. Destes dois grupos de perguntas é definido o público-alvo. Os outros três grupos se referem às características próprias do carro, podendo o entrevistado selecionar qual das alternativas ele considera mais importante e relevante em carro do tipo baja, ou seja, aspectos técnicos que se referem à utilização do produto, preferências quanto à qualidade de seu acabamento, resistência, consumo, entre outros aspectos. O quarto grupo é dividido entre as priorizações que o cliente julga mais relevante dentro dos subsistemas do carro, como, por exemplo, no sistema de Powertrain (trem de força), o qual deve ser escolhido entre a opção marcha ré ou a opção duas marchas, ou no sistema de Design, escolhendo entre o acabamento ou custo das carenagens. O último grupo se refere ao mercado, se o entrevistado conhece os concorrentes, seus pontos fortes e fracos, sobre a influência do pós-vendas e da marca na hora da compra, quanto estaria disposto a pagar e se compraria um veículo do tipo baja. Após a aplicação do questionário a um número representativo, será feito as tabulações dos resultados. Por meio delas, se estabelecerá a tendência de aceitação do novo veículo off-road do tipo baja.
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