IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO: NA PERSPECTIVA DOCENTE E DISCENTE.

Ana Lúcia Becker Rohlfes, Nêmora Francine Backes, Débora Luana Kurz, Nádia de Monte Baccar

Resumo


A realização do Estágio em Química II, disciplina ofertada no 7º semestre do Curso de Química-Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos no exercício de sua futura profissão, de modo que possam vivenciar, desenvolver e incorporar momentos de planejamento, execução e análise da atividade executada, possibilitando a articulação entre teoria e prática, e, assim, aprimorar sua visão crítica acerca de seu segmento profissional. Nessa perspectiva, a realização do estágio consiste em uma etapa imprescindível, uma vez que se caracteriza como início do processo de constituição do docente. A execução do Estágio em Química II ocorreu em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, em uma Escola de Educação Básica, situada no município de Santa Cruz do Sul/RS, durante um período de dez semanas. Considerando a proposta educacional da Escola, a qual consiste na construção e desenvolvimento de conhecimento, a partir de metodologias que instigam a participação ativa dos estudantes, através de diálogos que reconhecem o conhecimento prévio destes, houve o planejamento e execução de várias propostas didáticas relacionadas ao estudo de cálculos estequiométricos, dentre elas, a realização de uma atividade experimental, formulação de jogos, elaboração de vídeos, confecção de mapas conceituais e uma das avaliações de conhecimento foi realizada através do aplicativo Kahoot. O intuito dessas propostas de aprendizagens consiste em um ensino potencialmente significativo, que possibilita ao estudante atuar na construção do seu conhecimento, uma vez que o conteúdo em estudo encontra-se contextualizado, problematizado e relacionado diretamente com o cotidiano. E, assim, transcende o modelo tradicional de ensino, o qual promove meramente uma aprendizagem mecânica. Cabe salientar a importância do papel dos orientadores e da supervisão durante o período de realização do estágio, em virtude do auxílio, apoio e mediação. Esta etapa da formação acadêmica foi muito desafiadora, bem como retratou os inúmeros obstáculos a serem enfrentados em sala de aula. Entretanto, demonstrou-se extremamente gratificante, pois os estudantes entusiasmaram-se com as atividades e, instigados, colaboraram para que as propostas se desenvolvessem de modo organizado, contando com a participação e comprometimento de todos, propiciando, assim, a construção do conhecimento. Por fim, o Estágio em Química II, caracteriza-se como uma etapa fundamental da trajetória acadêmica, a qual oportuniza vivenciar tanto o ambiente escolar e sala de aula, quanto refletir acerca das metodologias adotadas para o desenvolvimento de determinado conteúdo, visando auxiliar o aluno no processo de ensino-aprendizagem.

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