APRENDENDO A APRENDER SOBRE GESTÃO DE SERVIÇO DE SAÚDE: UMA VIVÊNCIA INTER PROFISSIONAL

Bárbara Catarina Immig, Joana de Lima Goes, Grasiela Nair da Silva Trindade, Rafael Kniphoff da Silva, Angela Cristina Ferreira da Silva, Eunice Maria Viccari

Resumo


Este trabalho possibilita dar visibilidade à sistematização de parte do aprendizado construído, na condição de bolsistas com financiamento externo, no Serviço de Reabilitação Física da UNISC (SRFis). O aprendizado vem sendo desenvolvido no âmbito da gestão do SRFis, sendo desenvolvidas atividades a partir de dois eixos de ação que envolvem o Serviço: Assistência à saúde para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e Formação de estudantes de cursos do campo da saúde. A experiência em atividades de gestão vem possibilitando conhecer o funcionamento e as formas de gerir um Serviço de Saúde associando às competências e habilidades dos cursos (Serviço Social, Administração e Fisioterapia) em que cada uma das estudantes encontram-se inseridas. Objetiva-se desenvolver um aprendizado a partir de atividades necessárias para gestão de um Serviço vinculado à saúde pública e contribuir com a gestão do SRFis de forma a atender usuários do SUS. As atividades vivenciadas e realizadas no âmbito da gestão envolvem a participação na elaboração de pautas, coordenação de reuniões, elaboração de atas das discussões coletivas e suas deliberações, digitação de laudos, compras de dispositivos, controle de estoque, agendamentos e desenvolvimento do compromisso em acompanhar, juntamente com a coordenação do SRFis, as ações a serem executadas durante o mês subsequente. Essa atividade vem possibilitando que entremos em contato com a operacionalidade das competências e habilidades que integram a formação acadêmica de cada um de nossos cursos e, ao mesmo tempo refletir sobre a contribuição efetiva da gestão do SRFis, pois a tomada de decisão e a avaliação das atividades são cotidianas e tangenciam todas as etapas do trabalho realizado. Inicialmente, cada uma de nós identifica as necessidades que fazem parte do perfil profissional de nossos cursos e, após, dialogamos em conjunto, a fim de comparar quais delas dizem respeito aos três cursos. Essa síntese é objeto de reflexão dialogada entre nós bolsistas envolvidas com essa atividade de gestão. Ao nos depararmos com as atividades, foi necessário refletir o significado que essas possuem no conjunto do aprendizado enquanto bolsistas. Tarefas que a princípio pareciam apenas administrativas e desprovidas de importância técnica, mas que se mostraram estar intrinsecamente relacionadas a atividades de gestão que após graduadas nos caberá. Esta reflexão nos torna mais completas, integradas, colaborativas, materializando dessa forma, a qualidade do processo formativo. Esse conjunto nos movimenta a aprender sobre nós mesmos, o outro e a importância do trabalho em equipe, que é fundamental para a gestão de qualidade e resolutiva de um serviço, em especial e neste caso, de saúde pública. Com base nas necessidades de cada um dos cursos, compreendemos e aprendemos sobre cada uma de nós, de nossas formações e do trabalho em equipe.


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