APRENDENDO A APRENDER SOBRE GESTÃO DE SERVIÇO DE SAÚDE: UMA VIVÊNCIA INTER PROFISSIONAL
Resumo
Este trabalho possibilita dar visibilidade à sistematização de parte do aprendizado construído, na condição de bolsistas com financiamento externo, no Serviço de Reabilitação Física da UNISC (SRFis). O aprendizado vem sendo desenvolvido no âmbito da gestão do SRFis, sendo desenvolvidas atividades a partir de dois eixos de ação que envolvem o Serviço: Assistência à saúde para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e Formação de estudantes de cursos do campo da saúde. A experiência em atividades de gestão vem possibilitando conhecer o funcionamento e as formas de gerir um Serviço de Saúde associando às competências e habilidades dos cursos (Serviço Social, Administração e Fisioterapia) em que cada uma das estudantes encontram-se inseridas. Objetiva-se desenvolver um aprendizado a partir de atividades necessárias para gestão de um Serviço vinculado à saúde pública e contribuir com a gestão do SRFis de forma a atender usuários do SUS. As atividades vivenciadas e realizadas no âmbito da gestão envolvem a participação na elaboração de pautas, coordenação de reuniões, elaboração de atas das discussões coletivas e suas deliberações, digitação de laudos, compras de dispositivos, controle de estoque, agendamentos e desenvolvimento do compromisso em acompanhar, juntamente com a coordenação do SRFis, as ações a serem executadas durante o mês subsequente. Essa atividade vem possibilitando que entremos em contato com a operacionalidade das competências e habilidades que integram a formação acadêmica de cada um de nossos cursos e, ao mesmo tempo refletir sobre a contribuição efetiva da gestão do SRFis, pois a tomada de decisão e a avaliação das atividades são cotidianas e tangenciam todas as etapas do trabalho realizado. Inicialmente, cada uma de nós identifica as necessidades que fazem parte do perfil profissional de nossos cursos e, após, dialogamos em conjunto, a fim de comparar quais delas dizem respeito aos três cursos. Essa síntese é objeto de reflexão dialogada entre nós bolsistas envolvidas com essa atividade de gestão. Ao nos depararmos com as atividades, foi necessário refletir o significado que essas possuem no conjunto do aprendizado enquanto bolsistas. Tarefas que a princípio pareciam apenas administrativas e desprovidas de importância técnica, mas que se mostraram estar intrinsecamente relacionadas a atividades de gestão que após graduadas nos caberá. Esta reflexão nos torna mais completas, integradas, colaborativas, materializando dessa forma, a qualidade do processo formativo. Esse conjunto nos movimenta a aprender sobre nós mesmos, o outro e a importância do trabalho em equipe, que é fundamental para a gestão de qualidade e resolutiva de um serviço, em especial e neste caso, de saúde pública. Com base nas necessidades de cada um dos cursos, compreendemos e aprendemos sobre cada uma de nós, de nossas formações e do trabalho em equipe.
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