PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E VIVÊNCIAS COMUNITÁRIAS EM SAÚDE

Raquel Biergayer, Karoline de Oliveira Almeida, Náthalie da Costa, Beatriz Baldo Marques, Ana Zoe Schilling

Resumo


O desafio atual das instituições de ensino superior é formar profissionais que valorizam a Política Nacional de Humanização, capazes de trabalhar em equipe multiprofissional e voltados para a integralidade da atenção à saúde, características fundamentais para atuar no Sistema Único de Saúde. Para atingir as mudanças na formação, os Ministérios da Saúde e da Educação vêm formulando políticas indutoras visando um trabalho interdisciplinar entre os cursos da saúde. As tutoras do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/GraduaSUS idealizaram uma nova disciplina para ser ofertada de forma optativa entre os cursos, a qual levou o nome de Práticas Interdisciplinares e Vivências Comunitárias em Saúde. Sua primeira edição foi no primeiro semestre de 2018 e contou com uma professora e três acadêmicas tutoras. A disciplina proporcionou aulas teóricas e práticas dentro da temática de promoção de saúde e prevenção de doenças. Um dos objetivos foi de estimular a reorientação da formação em saúde, por meio da interdisciplinaridade e da integração ensino-serviço-comunidade. Para realização da disciplina, realizou-se previamente uma seleção de tutores, havendo como pré-requisito ter participado de alguma edição do PET Saúde/GraduaSUS, através de prova e entrevista, por meio das quais acadêmicas do curso de Fisioterapia e Odontologia foram selecionadas para atuar auxiliando nas atividades. De forma dinâmica, inicialmente a turma foi dividida em três grupos de acadêmicos de diferentes cursos como Biomedicina, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Serviço Social e Odontologia. Cada grupo pôde escolher os locais onde seriam realizadas as atividades práticas. As atividades eram idealizadas em sala de aula no encontro antecedente à visita. No início cada grupo buscou conhecer as necessidades e de que forma poderiam atuar nos locais escolhidos, os quais foram casas geriátricas, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, Escola, Mosteiro e Associação de Auxílio aos Necessitados. Um grupo optou por realizar suas atividades no mesmo local, já os outros dois optaram por visitar locais diferentes no decorrer do semestre. Esta vivência proporcionou ampliar a visão de saúde, aprender a coordenar e a trabalhar em grupo multiprofissional, conhecer diversas realidades, criar vínculos, ser flexível, perder o medo de falar para outras pessoas, bem como opinar e sugerir ao grande grupo. Aprender a trabalhar com visão multiprofissional e interdisciplinar é fundamental para qualquer profissional da área da saúde. A complexidade do ser humano não permite a fragmentação e, por isso, atuar com outros profissionais amplia o conhecimento que vai além da área específica de formação. É preciso sair da zona de conforto e saber pedir ajuda para toda e qualquer área. Diante das atividades desenvolvidas, constata-se que a disciplina Práticas Interdisciplinares e Vivências Comunitárias em Saúde representa uma importante ferramenta para impulsionar a mudança na formação profissional das graduações em saúde. A realização de atividades como as propostas nessa disciplina, principalmente atuando em uma equipe multiprofissional, permite a integração entre o ensino-serviço-comunidade, proporcionando uma visão do que será nossa realidade como futuros profissionais.

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