ATIVIDADES LÚDICAS RECREATIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – PROJETO PIRACEMA – PROJETO EXTENSIONISTA DA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - RS

thiago meyer, Lawrence Azambuja, Laudemiro Volmar Trindade Cunha, sandra mara mayer

Resumo


As pessoas com deficiência buscam combater a prática da exclusão social a que foram submetidos. Assim, idealizam uma sociedade mais integrada e digna para todos AS atividades lúdicas, são atividades mais apropriados para pessoas com deficiência, devido aos benefícios e as facilidades proporcionados pela execução de movimentos com o corpo imerso na água. A natação possui valor terapêutico, lúdico recreativo e também social. Este trabalho visa relatar um projeto de cunho extensionista da Universidade de Santa Cruz do Sul, que acontece desde 1984, desenvolvido com alunos da APAE. O objetivo deste projeto é proporcionar às pessoas com deficiência a oportunidade de desenvolver atividades de lazer, aumentando repertório de experiências e atitudes no meio aquático, conhecendo, assim, suas limitações e potencialidades, através da natação. A equipe é composta por professores de Educação Física/Universidade da Santa Cruz do Sul – UNISC  e APAE, psicólogos e dois bolsistas do Curso de Educação Física, que realizam o trabalho interdisciplinar no meio aquático. Dentro das Patologias dos participantes do Projetos, apresentam síndrome de Down, paralisia de membro superior, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, paralisia cerebral do tipo hipotônico, paralisia cerebral com hemiparesia espástica, Hemiparesia espástica, Síndrome de Cromossomo 18, Mielomeningocele, Deficiência mental profunda, Hiperatividade, Paralisia Cerebral com deficiência mental e visual, microcefalia, autismo. Os alunos da APAE são transportados até as piscinas da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde as sessões de natação ocorrem três vezes por semana: segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, com duração de cinquenta minutos.  Foram utilizados diferentes materiais, métodos e exercícios, de maneira a diversificar cada aula, o que mostrou boa receptividade dos participantes, que demonstraram-se incentivados a participação O projeto atende trinta e sete alunos e 20 pais e/ou responsáveis,  com idade de 6 a 45 anos, divididos em três turmas, conforme idade, desenvolvimento fisiológico e comprometimento psicomotor. Na primeira turma, os alunos são mais independentes; na segunda a terceira turma os alunos são acompanhados pelos pais e/ou responsáveis e executam atividades orientadas. Através de relatos e observação dos profissionais da área da saúde e pedagógica do movimento, percebe-se que houve uma evolução no desenvolvimento dos aspectos motores, cognitivos e sócio afetivos. Portanto, salientamos a importância das atividades lúdicas aquáticas, servindo como atividade de lazer, que os possibilitem tornar-se cidadãos de uma sociedade inclusiva.



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