TRANSFORMAÇÃO DO SER PROFESSOR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE DOCÊNCIA E DE GESTÃO

Susana Margarita Speroni

Resumo


Apresenta-se este estudo decorrente da pesquisa monográfica intitulada Transformação do ser professor a partir da experiência de docência e de gestão, que inclui reflexões acerca de questões emergentes a partir dos diferentes afastamentos necessários para construção do processo de formação continuada no qual os professores vão em busca de aprendizagens. O trabalho tem como principal finalidade problematizar as diferentes dimensões da docência e do processo de gestão que incluem a gestão administrativa, pedagógica e financeira. Gestão essa que ocorre tanto na sala de aula como nas instituições escolares, provocando, desta forma, como o ser professor se constrói a partir de experiências de docência e de gestão. Também, o trabalho busca descrever e compreender como os professores vivenciam experiências de afastamento, que podem modificar o jeito de ser professor para/na docência ao retornar à sala de aula. No seu desenvolvimento, busca-se pesquisar questões pertinentes à importância dos afastamentos que podem vir a ocorrer na vida de um(a) professor(a), seja exercendo algum cargo de gestão ou realizando mestrado e/ou doutorado. Esta pesquisa segue a linha de abordagem qualitativa, incluindo entrevista semiestruturada, instrumentos de coleta de dados e análise de conteúdo, traçando uma linha de reflexões entre o trabalho de campo, através da observação e entrevista, com a teoria. A coleta de informações conta com a contribuição de dois docentes que atuam na área – o primeiro sendo um Orientador Educacional de rede municipal, Vice-diretor de rede estadual, Coordenador da União dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME do Vale do Rio Pardo e Assessor da Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires; a segunda é uma doutoranda da UNISC de Santa Cruz do Sul. Estas informações são enriquecidas com outras pesquisas já desenvolvidas sobre a importância da busca do conhecimento profissional. Para a fundamentação teórica e sustentação das análises, encontra respaldo em autores como Alarcão, Arroyo, Libâneo, Vasconcelos, entre outros. Como resultado dos estudos desenvolvidos, destaca-se a importância de considerar os afastamentos como uma atividade que irá contemplar e dar suporte ao vivido e ao conhecimento, isto é, de compreender melhor para melhor agir, considerando que estes são momentos determinantes na estruturação da identidade profissional do professor. A ênfase no profissional da educação é justificada por condicionar outras categorias apresentadas, ao se revelar o papel de orientação e mediação do docente frente a diversas situações corriqueiras no espaço da educação. A pesquisa esteve fundamentada em uma curiosidade particular no espaço da educação, o que proporcionou que a experimentação tenha seu significado transmitido através de um estudo acompanhado de formulações teóricas reconhecidas e amplamente debatidas, mesmo que de forma ainda incipiente, na literatura da educação.


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