AS DINÂMICAS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM 2018

Leticia Laura Sehn, Bruna Duré, Francine Morsch, Jordana Dambroski Hopp, Susana Margarita Speroni, Cesar Hamilton Brito de Góes

Resumo


O presente resumo destaca as dinâmicas do Núcleo de Educação Básica (NEB), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O Núcleo iniciou suas atividades no ano de 1995 com intuito de integrar a Universidade com a Educação Básica – PIEB/COMUNG, com a finalidade de propor ações de Ensino, Pesquisa e Extensão voltadas à Educação Básica, buscando a formação continuada e em serviço dos docentes das redes públicas e privada. Trazendo como objetivos espaços de reflexão e ação sobre temas permanentes e emergentes relacionados à área de educação, articulado com as atividades desenvolvidas pelo programa de pós-graduação em Educação. A prática da qualificação docente se constrói na perspectiva da formação continuada, de ações articuladas, cursos, assessorias e outras ações emergentes do cotidiano dos grupos com os quais se está trabalhando. A metodologia inclui ações permanentes nas quais são realizados dois projetos de extensão, um grupo de trabalho e uma escola de formação de professores, que se reúnem sistematicamente para discutir e elaborar práticas referentes a temas emergentes do campo educacional. O núcleo prioriza a articulação de diversas instâncias institucionais do campo educacional, dentre elas a Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) e Secretarias Municipais de Educação. Estas atividades articulam-se em projetos de pesquisa e extensão entre os quais destacam-se: “Quando as Políticas Educacionais se Cruzam na Sala de Aula: articulação, mediação ou tensão?” e “Educação para a Paz”. Ambos atuam na perspectiva de formação continuada para professores e o atualmente concentram-se nas demandas oriundas da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estás ações atingiram 830 professores das escolas de educação básica de abrangência da 6ª CRE. O Grupo de Estudos Educação Infantil: Projeto Poéticas e Educação das Infâncias, atinge aproximadamente quarenta pessoas, e promove a interlocução entre o grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Infância, Linguagem e Educação do PPGEdu, com acadêmicos e professores das redes municipal, estadual, privada e demais interessados. O Escola de Formação de Professores busca integrar diversas instâncias institucionais com o intuito de refletir a formação docente. Neste sentido participam o Departamento de Educação, Curso de Pedagogia, Fórum das Licenciaturas e os Programas de Pós-Graduação em Letras e Educação. Para atender às necessidades escolares e as duas dimensões territoriais associadas às estações do ano, a escola ocorre em duas edições, inverno e verão. Na edição de verão o foco principal foi proporcionar a formação com caráter internacional, para ampliar as relações acadêmicas, com enfoque na internacionalização do ensino, pesquisa e extensão. Desta forma atendemos à demanda de formação de curta duração para 40 professores do Peru. A edição de inverno teve como objetivo oportunizar às escolas públicas e privadas da região um programa de formação continuada, em torno do tema da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de julho do corrente ano e contou com o apoio dos Sindicatos de Professores das Redes Pública e Privada (CPERS, SIMPROM e SIMPRO) e a participação de 340 docentes da rede pública e privada de Educação, 15 palestrantes, 18 oficineiros e 33 alunos de Graduação e Pós-Graduação como bolsistas auxiliares.

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