UTILIZAÇÃO DA BANCADA DE TESTES PARA ANÁLISE DE SERVOS

Pedro Gabriel Furtado Flores, Fabrício Egert, Adriano Bombardieri

Resumo


Este trabalho apresenta a metodologia utilizada para o estudo de servos e os resultados obtidos com o mesmo, quantificando assim a capacidade de carga dos servos analisados e seus dados elétricos na prática. Os testes foram realizados juntamente à equipe Kamikase Aerodesign, vinculada à UNISC, buscando a escolha ideal dos servos para as aeronaves projetadas pela equipe. Para encontrar os servos ideais para o sistema projetado, foi montada uma bancada de testes, com auxílio da plataforma de prototipagem Arduino. A bancada contava com uma placa de programação Arduino para aquisição de dados, um dinamômetro digital para a medição da capacidade de carga, sensores de tensão e corrente para monitoramento dos dados elétricos, e um display LCD para a projeção dos dados analisados. Posteriormente, também foi anexado um receptor de comandos e um rádio controle para monitoramento dos dados lidos conforme a porcentagem de comando transmitida. Para a fixação do servo na bancada foi construída uma estrutura de MDF de troca rápida, garantido segurança e confiabilidade para a bancada, de forma a facilitar a troca de servos a serem testados. A partir da montagem da bancada de testes foi possível analisar qual servo seria necessário em cada setor da aeronave projetada pela equipe. Segundo a equipe, os modelos de servos disponíveis para testes eram Emax ES08A, Emax ES3301, Emax ES3302, Emax ES3351, Emax ES3352, Emax ES3354, Emax ES9257 e Hitec HS-85BB. Segundo o regulamento proposto pela equipe, o servo mais adequado para a aeronave projetada deveria suprir a necessidade de força que o voo demandaria, agregar o mínimo de peso à aeronave e consumir a menor corrente elétrica possível. Dessa forma, com base nos estudos prévios de cargas, foi possível comparar a demanda de força necessária pelo setor em que o servo seria alocado com o valor obtido no teste prático do servo, definindo assim quais servos poderiam ser usados em cada setor. Após a pré-seleção conforme a demanda de força, foi possível selecionar o servo que consumiria menor corrente elétrica para o sistema e agregaria menor peso para aeronave projetada. Entre todos os modelos de servos testados, os que melhor se encaixaram nos padrões propostos foram o modelo Emax ES3154 para os ailerons, Hitec HS85BB para o profundor e para o leme, Emax ES3301 para o motor e Emax ES3302 para a bequilha. Todos os servos mostraram-se satisfatórios em suas funções, garantindo segurança e eficiência para os voos realizados pelas aeronaves da equipe.

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