PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTA DE DECISÃO DENTRO DA ÁREA DE PROJETO DE UM VEÍCULO BAJA SAE NA EQUIPE BAJA DE GALPÃO UNISC

Arthur Gassen Geller, Vinícius Dreher Barbon, Daniel Augusto Neumann, Matheus Loebens Back, Fernando Sansone de Carvalho, Flavio Thier

Resumo


A Equipe Baja de Galpão é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul. A mesma gerencia, projeta, constrói, testa e promove um veículo off-road do tipo Baja, o qual é posto à competições estudantis promovidas pela SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers). Visando não somente as competições, mas também a construção de conhecimento por parte de quem participa do projeto de extensão. A equipe sempre está em busca de um aprimoramento contínuo, baseado em estudos técnicos, melhorias de projeto e uma gestão bem estrutura, que fazem atingir maiores níveis nos âmbitos competitivos, contribuindo para propagandear o nome da universidade. Uma das melhorias de projeto é a proposta de utilização de uma ferramenta de decisão. O objetivo da ferramenta de decisão, dentro da área de projeto da Equipe Baja de Galpão UNISC, como o próprio nome da ferramenta sugere, é auxiliar os projetistas e trainees quanto a escolha de determinados pontos no projeto que surgem, a partir de estudos, viabilidade técnica (regulamentos), possibilidades de projeto, tais como escolha de materiais, geometrias de peças, processos de manufatura, entre outros. A metodologia utilizada para a proposta de ferramenta de decisão é baseada nas diretrizes de projeto estabelecidas no início de cada projeto pelos projetistas de cada sistema, em confronto com as diretrizes dadas para os itens que são postos a embate dentro da ferramenta. As diretrizes recebem pontuações, dadas por meio de análises de quem faz uso da ferramenta, a partir da sua experiência, levando em conta aspectos técnicos e científicos, que, no caso de um material, pode ser resistência, densidade, custos, resultados de testes, por exemplo. Com os dados reunidos, em Excel, são dispostas tabelas de comparação de pontuações e de análise (onde se faz a justificativa das pontuações). Com estas tabelas são traçados gráficos do tipo radar; e então com a área que abrange o gráfico do item a ser decidido em comparação a área do gráfico do sistema em questão, é feita a escolha do melhor item, ou seja, do item que melhor atende as diretrizes do sistema. É válido lembrar que um item escolhido pode ser o melhor para o sistema, mas não para o carro como um todo. Por isso também pode-se confrontar o item em relação as diretrizes do carro, se for o caso. Como a ferramenta de decisão é uma metodologia nova de projeto, ela ainda está em fase de adaptação entre os projetistas e trainees, por isso não é possível ainda mensurar resultados de desempenho em competição. Porém, quando foi usada, se mostrou eficiente, didática e rápida ajudando e cumprindo seu propósito dentro da área de projeto. Em aspectos gerais pode-se concluir que está ferramenta tem um grande potencial dentro da equipe, e como ferramenta nova, ainda pode ser melhor explorada e evoluída, sempre para aprimorar o projeto e, consequentemente, o produto final, que o carro em si.


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