PROCESSO DE USINAGEM DE TREM DE POUSO, RODAS E PINOS APLICADO AO PROJETO KAMIKASE AERODESIGN MICRO
Resumo
A equipe Kamikase é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul, que tem como objetivo desenvolver e construir uma aeronave rádio controlada não tripulada para competição SAE Brasil Aerodesign, que deve atender aos requisitos e restrições impostas por um regulamento. Em busca da melhoria e diminuição no peso da aeronave este trabalho apresentará a metodologia de desenvolvimento de um trem de pouso, que é um dos principais equipamentos do avião, utilizado na decolagem e na aterrissagem, sendo o trem de pouso dianteiro responsável pela direção durante o deslocamento da aeronave no solo. O trem de pouso é confeccionado de alumínio aeronáutico 7075, pinos de alumínio aeronáutico 7075 e rodas de Nylon. Desde os desenhos e projetos feitos no software Solidworks 2018 até a usinagem do trem de pouso e com as rodas e pinos que compõe uma parte da aeronave. Demonstrar-se-á o passo a passo da usinagem dos componentes. Justificarei o motivo da utilização dos materiais selecionados para serem confeccionadas as peças. Em anos anteriores, essas peças foram fabricadas em empresas aqui na região Santa Cruz Do Sul, assim acarretando em um gasto excessivo para a equipe, esse mesmo dinheiro que poderia ser utilizado para outros investimentos. Para a usinagem foram utilizadas algumas máquinas da Unisc dentre elas, o torno Convencional, fresa convencional, furadeira de bancada, e para as preparações foram utilizadas algumas ferramentas como: cossinetes e porta cossinetes, desandadores e machos para fazer roscas, fresa de topo, broca, broca de centro, arco de serra, serra, limas bastardas, de segundo corte e as murças (quadradas, redondas, meia cana, triangulares e chatas), lixas d'água de 120, 220, 400, 500, 1200. E para a aferição das peças foram utilizados paquímetros, relógios apalpadores, relógios comparadores, entre outros. Os resultados foram excelentes, pois quando solicitávamos para as peças a serem usinadas nas empresas da região, o processo tornava-se oneroso, levando-se muito tempo para serem entregas e sempre fora dos prazos estabelecidos pela equipe. Como resultado apresentou-se uma economia, porque foi possível utilizar o dinheiro que seria destinado as empresas e revertendo em outras despesas da equipe. Além de um acréscimo grande no tempo de espera das peças feitas em empresas terceirizadas e também de acrescentar conhecimento sobre usinagem, assim, obteve-se tempo e pode-se fazer uma maior quantidade de testes com diversos tipos de materiais e com diversas formas, assim podendo ter um melhor rendimento.
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